19 de janeiro de 2009

Cresce o consumo de frango no Brasil

O Brasil atingiu no ano que passou um consumo de carne de frango da ordem de 38,5 kg por habitante. Esse é o quarto maior volume de consumo per capita, ficando atrás somente dos Estados Unidos (45,1 kg), da Venezuela (39,4 kg) e da Malásia (com 38,7 kg).

A grande surpresa nesse ranking elaborado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é a presença no segundo posto da Venezuela, com um consumo per capita superior ao do Brasil. Seis anos atrás, pelos mesmos dados do USDA, a Venezuela estava colocada numa remota 10ª posição. Os Emirados Árabes Unidos e Kuwait registrariam um consumo per capita da ordem de 66,2 kg e 59,7 kg, respectivamente, volumes que os tornam os dois maiores consumidores mundiais. No entanto, os números relativos a esses dois países estão inflados pelas quantidade reexportadas para o Iraque.

E é nessa privilegiada condição, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários prepara para o período de 31 de março, 1° e 2 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, o 10º Simpósio Brasil Sul de Avicultura. São aguardadas mais de 1200 profissionais, empresários e estudantes para debater as tendências de mercado, desafios da produção, rumos da nutrição, manejo e sanidade para a avicultura.

O coordenador geral Miguel Canal assinala que o Simpósio refletirá a expressão mundial que assumiu a avicultura brasileira. Observa que as tendências de maior oferta interna, face à previsão de recuo das exportações no primeiro trimestre, resultarão em um consumo per capita obrigatoriamente maior e possivelmente acima dos 40 kg per capita. Lembra que a cadeia produtiva da avicultura já decidiu reduzir a produção em 20% para evitar um exagerado e desestruturante aumento da disponibilidade interna de carne de ave.

Canal acredita em retomada das exportações,lembrando que os dois países com a maior população do planeta registram os menores consumo per capita: a China, na antepenúltima posição, com 9,6 kg per capita; e a Índia, na última posição, com apenas 2,2 kg per capita. Isso dá uma boa mostra do potencial de consumo ainda reservado à carne de frango.

A programação paralela terá como destaque o 1º Brasil Sul Poultry Fair, uma feira de negócios que reunirá a cadeia produtiva, apresentará inovações e lançamentos nos setores de nutrição, sanidade e equipamentos. A feira será um espaço onde as geradoras de tecnologias, empresas públicas ou privadas participarão da construção do network e do aprimoramento técnico dos congressistas.

Por: Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Sou vegetariano (rs) e nisso ai eu não ajudo o Brasil, mas achei a estatística interessante.

    ResponderExcluir
  2. Num curto espaço de tempo, a carne de frango será a única proteína animal disponível.
    O boi ocupa uma vasta área do campo, que será necessária para a produção de alimentos. Desta forma, passará a ser criado no regime de confinamento. Logo, será reduzido o plantel e o alto custo de produção, passará a ser consumido apenas pelas classes B+ e A.

    ResponderExcluir
  3. usei suas informacoes p/fazer umtrabalho p/o curso de agropecuaria do ifc.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog