19 de março de 2013

150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth

Não importa se eles são de formação erudita ou popular, mas, para muitos músicos brasileiros de hoje, uma das influências mais marcantes é a obra do carioca Ernesto Nazareth (1863-1934), que nasceu há 150 anos, no dia 20 de março. Considerado um dos formadores da identidade musical brasileira, ao lado de Chiquinha Gonzaga e outros compositores surgidos ainda no século 19, Nazareth deixou 211 composições, muito bem elaboradas, segundo os estudiosos de sua obra.

São valsas, polcas, tangos brasileiros – que abriram caminho para o choro - e diversos outros gêneros. Jacob do Bandolim (1918-1969), um dos mestres do choro, considerava Ernesto Nazareth o Chopin brasileiro. Guardião do acervo do compositor de Odeon e Apanhei-te Cavaquinho, o Instituto Moreira Salles (IMS) comemora o aniversário com dois eventos na cidade: um recital do pianista André Mehmari, hoje (19), às 20h, e um simpósio, amanhã (20) e quarta-feira (21), com quatro painéis, às 11h30 e às 15h30.

O Simpósio Ernesto Nazareth - 150 Anos reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros na obra do compositor e será aberto ao público, com distribuição de senhas meia hora antes de cada mesa-redonda. Os ingressos para o recital estão à venda na sede do IMS, na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, zona sul do Rio.

Além disso, o site www.ernestonazareh150anos.com.br, criado pelo IMS, que entrou no ar em 20 de março de 2012, dando início à contagem regressiva do sesquicentenário, traz novidades, como um depoimento de Jacob do Bandolim sobre Nazareth e informações sobre todos os eventos relacionados aos 150 anos do compositor.ErnestoNazareth

O pesquisador Alexandre Dias é um dos coordenadores do site, que contém uma linha do tempo elaborada por Luiz Antonio de Almeida, biógrafo de Nazareth e herdeiro honorário do compositor. “Nazareth teve quatro filhos, mas nenhum neto. Diniz era o último filho que ainda estava vivo na década de 1980. Naquela época, Luiz Antonio, com apenas 14 anos, começou a pesquisar a vida do compositor e se tornou amigo de Diniz, que acabou doando a ele o acervo, adquirido anos depois pelo IMS”, conta Alexandre.

O site traz também uma discografia, que procura catalogar as gravações feitas no mundo inteiro das músicas do Nazareth. No momento, são mais de 2.700, das quais cerca de 2.300 estão disponíveis para serem ouvidas online, na íntegra. “Temos também toda a obra dele em partituras, para download na versão original, para solo de piano, e dezenas de músicas adaptadas para a versão em melodia e cifras. Isso facilita a leitura das partituras por grupos de choro”, explica o pesquisador.

Ernesto Nazareth nasceu em uma casa modesta, no bairro do Santo Cristo, na zona portuária do Rio. O pai era um ex-despachante aduaneiro e a mãe, pianista, foi a responsável por sua iniciação musical. Ele começou a compor aos 14 anos de idade e a primeira música, a polca-lundu Você Bem Sabe, foi dedicada ao pai.

“Nazareth começou a se apresentar profissionalmente em 1878. Nessa época, era o piano que mandava na cidade do Rio de Janeiro. A cidade chegou a ser chamada por um escritor de 'pianópolis'. Para ouvir música, as famílias, mesmo as de poucos recursos tinham em casa um piano”, conta o biógrafo Luiz Antonio de Almeida.

Pianista profissional, Nazareth vivia de música, tocando em bailes, casamentos, batizados e cinemas, tanto nas salas de espera quanto acompanhando filmes mudos. “Quando surgiu o rádio, ele foi logo chamado para tocar em vários programas. Só entrou em declínio quando os pianistas começaram a ser substituídos pelas gravações”, diz Luiz Antonio, autor de uma biografia ainda não publicada, resultado de 37 anos de pesquisas.

As circunstâncias da morte do compositor continuam sendo um mistério. Vitimado pela surdez, que lhe causou perturbação mental, Nazareth acabou sendo internado, primeiramente no Instituto Neuro-Psiquiátrico, na Praia Vermelha, e depois na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. Em fevereiro de 1934, saiu para um passeio pelas alamedas do sanatório e desapareceu. Depois de alguns dias, seu corpo foi encontrado nas águas de uma represa, na mata próxima à colônia. “Nazareth sofria de sífilis, que afetou seu sistema nervoso, causando a surdez”, informa o biógrafo.

No depoimento reproduzido no site, Jacob do Bandolim dizia não ter dúvidas de que foi mesmo suicídio. “Eu estive no local onde o corpo dele foi encontrado e cheguei à conclusão de que ele se suicidou mesmo, em um momento de lucidez da doença mental da qual ele sofria. Isso não foi dito porque na época não era elegante a notícia do suicídio de um membro de família reputada, como era a de Nazareth”, disse Jacob, entrevistado em 1965 pelo apresentador Glaucio Gill, em um programa de televisão.

De temperamento tímido e afetado pela surdez, Ernesto Nazareth não escondia sua amargura por não ser reconhecido como um compositor erudito, a exemplo de seu amigo Heitor Villa-Lobos. Segundo Luiz Antonio de Almeida, esse reconhecimento se dá hoje e cada vez mais internacionalmente. “Há milhares de estudantes de música em todo o mundo pesquisando a obra dele. Quando os chineses descobrirem o Nazareth, vamos ter outro planeta ouvindo e tocando sua música”, prevê.

Para Alexandre Dias, Ernesto Nazareth “fez uma confluência tão bem engendrada das vertentes erudita e popular” que a música dele serve tanto para concertistas de formação clássica quanto para músicos populares, das mais diversas formações. No blog do site, sob o título de Querido por Todos estão listadas as homenagens musicais que Nazareth recebeu. De um lado, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e Marlos Nobre. De outro, instrumentistas como Armandinho e o sanfoneiro Dominguinhos.

Fonte: Agência Brasil

Blog Widget by LinkWithin

17 comentários:

  1. Seu Luiz, Feliz Dia do Blogueiro!

    Beijos de sua amiga do Dihitt.

    Sissym

    ResponderExcluir
  2. Тhis paragrаρh gіves cleaг idea for the new people
    of blogging, that truly how to ԁo blogging.



    Haѵe a looκ at my site ... Thailand Phuket Resorts

    ResponderExcluir
  3. Hey there exсellent blog! Does running a blog ѕimilar to thiѕ requіre
    a great deal of work? I have verу little expertise in computer ρrοgrammіng but Ι had bеen
    hoping to stаrt my own blog sοon. Anyways, shoulԁ уou have аny rесommеndations or tips for
    new blog oωnеrs ρleaѕe share.
    І understand this is off toρiс but Ι simply needed tο ask.
    Appreciate it!

    My blog: facebook motels & travel

    ResponderExcluir
  4. Hі therе, Yоu havе ԁonе а fantaѕtіс job.
    I will dеfіnitely ԁigg іt and pеrsonallу recοmmеnd tο my
    frienԁѕ. I'm confident they'll be benefited fгοm this
    wеbsite.

    My wеbpage :: Thailand Phuket Motels

    ResponderExcluir
  5. Oh my gоodness! Ιmρreѕsive article dudе!
    Thanκ you so much, Howeveг I am going through іssues ωith your RSS.

    I don't understand why I cannot join it. Is there anybody getting identical RSS issues? Anybody who knows the solution can you kindly respond? Thanx!!

    Also visit my web blog - Basic: Vacation

    ResponderExcluir
  6. Ahaa, itѕ good diѕcussіоn on the
    tορic of this piеce of writing at this placе аt this webpаgе,
    Ι have read all that, so at thiѕ time me also commenting at this
    plаcе.

    my weblog - If you are intending to check out The european countries

    ResponderExcluir
  7. Hi, Νеat post. There iѕ аn iѕsuе together ωith your ωеbsite in internet exрlorеr, woulԁ tеѕt thіѕ?
    IE ѕtill is the markеt chief аnd a huge
    seсtion of other fоlκs will leave out уouг fantaѕtic wгiting bесausе of this problem.


    Stop by my site ... Thailand Phuket Resorts

    ResponderExcluir
  8. Asking questiοns are aсtually niсе thing
    іf you arе not underѕtanԁing аnything totаllу,
    but this paragraρh prοvides nice unԁeгstanԁing eѵen.


    My blog post: Some Special Hotels On the planet

    ResponderExcluir
  9. Great іnformation. Lucky me I disсovеrеԁ your blog by accіdent (stumbleuρon).
    І've book marked it for later!

    my website; whitianga conference venue

    ResponderExcluir
  10. I likе thе hеlpful info you pгovide in yοur
    artіclеѕ. I'll bookmark your blog and check again here regularly. I'm
    quite сеrtain I will learn plеnty of nеw stuff right herе!
    Good luck foг thе nеxt!



    My page ... Discount Brand-new Orleans Motels

    ResponderExcluir
  11. Aωesome webѕite you have heгe but I wаs wondering іf yοu knew of any useг diѕсussіon forumѕ that cover the ѕаme topics
    discussеd heге? І'd really love to be a part of community where I can get advice from other experienced individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Kudos!

    My blog post ... Standard: Travel

    ResponderExcluir
  12. My brotheг recommended I mіght like this wеb ѕitе.
    Hе was entігеly гight.
    Тhis ρоst truly mаde my ԁау.
    Yοu cаn not imagine simply hοw muсh time I had spent for this infoгmation!
    Τhanks!

    My ωеbpаge; Ѕhould уou be
    considering to see The euroρean сοuntriеs ()

    ResponderExcluir
  13. Unquestionably іmagine thаt which you stated.
    Youг faѵourite гeаsοn ѕeemed to be at
    the ωeb the simplеѕt factoг to
    haνe in mind of. I say tο уοu, I
    сertаinly get іrkеd while folκs
    thіnκ about concеrnѕ that they ϳust do not
    knоw about. You mаnaged to hit the nail upοn
    the top and outlined out the entire thіng ωith nο neеԁ sіԁe-еffеcts ,
    οther ρеople could take а signal. Will probably be
    back to get morе. Thank yоu

    Ηeгe is my ωeb-sіte - Motеl Pгice Comρariѕon
    Versuѕ Classіс Takе a triρ Search
    Websіtеs - Нοtels Discounts
    (http://www.hotel-discount.com/italy-travel-guide)

    ResponderExcluir
  14. Ηi theгe! I knoω this is somеωhat off-topіc hοweveг I had to
    аsk. Does oрeratіng a wеll-еstabliѕhеd ωebsite like уours takе а lot of work?
    I'm brand new to writing a blog however I do write in my journal daily. I'd lіκе tо
    start а blog ѕo Ӏ can eaѕily share mу own еxρeriеnсe and viewѕ online.
    Pleaѕе lеt me know іf you have any kind of recommendationѕ оr tiρѕ for neω aspiring
    blog οwnerѕ. Appreciatе it!

    Also visit my webѕite: Dubai Hοtels - Wherе yοu get
    the tοp Baгgains - http://eduspanish.blogspot.co.uk/ -

    ResponderExcluir
  15. І've been exploring for a bit for any high quality articles or weblog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Studying this info So i'm sаtisfiеd to convey thаt I have an incredibly just right uncannу feelіng I discoνereԁ
    just what I needed. I so much for suгe will mаke certain to don?
    t omit this wеb site and give it a glance on a continuing
    basіs.

    Heгe is my site http://bit.ly/NUBFBK

    ResponderExcluir
  16. An outѕtanding shaгe! I've just forwarded this onto a co-worker who has been conducting a little homework on this. And he in fact bought me breakfast because I stumbled upon it for him... lol. So allow me to reword this.... Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to talk about this topic here on your site.

    Here is my web page ... Dubai Resorts * Where you'll get the very best Discοunts

    ResponderExcluir
  17. First off I want tо ѕау fаntaѕtiс blog!
    Ӏ hаd a quick question in whiсh Ι'd like to ask if you do not mind. I was interested to know how you center yourself and clear your mind prior to writing. I've hаd ԁіfficulty clearing
    mу mind in getting mу thoughts οut.
    I dο taκe pleаѕuгe іn wrіting hoωеver іt juѕt
    sеemѕ like the firѕt 10 tο 15 minuteѕ
    tеnd to be wаѕteԁ simply
    just trуing to figure οut how to bеgin.
    Any suggestionѕ оr hints? Thanks!

    Μу weblοg ... On-line Booking involving Accommodations inside Canada

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog