7 de agosto de 2009

Jogos de Cartas: Gin Rummy

Conheça a história do jogo de cartas que já foi o preferido dos astros e estrelas de Hollywood.

Enquanto a guerra incendiava a Europa no início dos anos 1940, Hollywood continuava a ser a Meca do Cinema, fabricando seus sonhos de celulóide. E, entre um e outro papel de herói, heroína ou vilão, os atores e atrizes divertiam-se em suas horas de lazer com o jogo de carta Gin Rummy. Foi o bastante para que esse jogo ganhasse uma extraordinária popularidade nos Estados Unidos, tornando-se, em curto espaço de tempo, no jogo da moda.

No final da guerra, o Gin Rummy chegou à Inglaterra, onde logo conquistou um grande número de aficcionados, sobretudo entre gente famosa, como o líder político Sir Winston Churchill. Apesar de todo esse sucesso, o Gin Rummy não era propriamente uma novidade. Esse jogo já havia sido muito popular nos Estados Unidos no início do século XX, mas passara por um período de hibernação durante a década de 1930 até ressurgir como o jogo preferido dos monstros sagrados do cinema e dos artistas de rádio norte-americanos. cartbar140

A difusão dos jogos de cartas da família Rummy, entre eles a Canastra e o Gin, ocorreu no Século XX de forma bastante rápida, graças à excelente qualidade desses jogos. Os especialistas em jogos de cartas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva a respeito da origem dos jogos da família Rummy, mas a maioria deles concorda que o ancestral comum de todos esses jogos é um jogo espanhol, chamado Con Quién?.

Em meados do século XIX, esse jogo teria cruzado a fronteira mexicana e penetrado nos Estados Unidos com o nome de Conquian, tornando-se popular com a denominação americanizada de Coon Can. Os estudiosos têm tido grande dificuldades em reconstituir esta história e reconhecem que até mesmo essa versão mais consagrada dá margem a contestações. Alguns argumentam que a evolução do jogo teria ocorrido de forma inversa e outros que o sentido do nome Con Quién? nada tem a ver com o jogo.

David Parlett, um dos maiores especialistas mundiais em jogos de cartas, prefere acreditar que a denominação Con Quién? teria evoluído para a perda de significado ao entrar em território norte-americano. Além disso, considera irrelevante o fato de a denominação não corresponder exatamente à sua mecânica, pois isto acontece com um grande número de jogos de cartas.

O Gin Rummy, entretanto, que é um dos jogos mais conhecidos da família Rummy, tem uma origem conhecida. Segundo os especialistas, ele teria sido inventado no ano de 1909 por Elwood T. Baker, professor de Whist, outro jogo de cartas, na cidade de Nova York. O nome teria sido uma sugestão de seu filho, associando as bebidas Gin e Rum, já que a maioria dos jogadores afirmava que o nome Rummy era uma referência a esta bebida. O jogo popularizou-se e espalhou-se rapidamente pelo o mundo, sendo ainda hoje considerado por muitos experts, como o melhor jogo de cartas para duas pessoas.

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia também:

Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido

Jogos de Cartas: Brisca

Jogos de Cartas: A Sueca

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Muito bom seu post, parabéns. Difícil vai ser encontrar alguém para jogar. Temos que manter a história e recuperar esses jogos!

    ResponderExcluir
  2. Costumo jogar à sueca com dinheiro fictício ou real na SuecaStars em http://www.suecastars.com

    É muito bom

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog