4 de agosto de 2009

Natação auxilia na recuperação de problemas ortopédicos

A natação é um dos poucos esportes que não impõe limite de idade.

A natação é uma associada ao desenvolvimento de uma boa qualidade de vida, proporcionando vários benefícios à saúde. Além de auxiliar na volta do sangue ao coração (circulação de retorno), diminuindo os efeitos da insuficiência vascular periférica, a natação é o esporte que utiliza o maior conjunto de massas musculares, torna o corpo mais saudável e resistente às doenças.

    “É uma prática excelente para a coluna vertebral, problemas ortopédicos e de postura”, enfatiza o médico ortopedista, Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann de Chapecó, especializada em Vídeo Artroscopia de ombro e joelho e traumatologia. O fortalecimento das musculaturas anterior e posterior alivia a sobrecarga constante sobre a coluna vertebral. Dessa forma, facilita o relaxamento e auxilia na correção de problemas posturais e/ou ortopédicos. Tanto a natação como outros exercícios aquáticos proporcionam uma amplitude de movimentos que trarão melhora para o tônus muscular.nadar140

    Outros benefícios estão relacionados à melhor coordenação, flexibilidade, resistência física, melhora no equilíbrio, agilidade e na mobilidade articular.

    Reichmann lembra que a atividade traz efeitos benéficos também aos obesos através da oxigenação e queima de calorias, auxiliando na redução de peso, levando ao aumento de massa magra e diminuição de massa gorda. O aumento da oxigenação leva a uma melhora na vitalidade durante a permanência na água e fora e também ajuda a reduzir a predisposição à infecções.

    O médico reforça que a prática de qualquer atividade física orientada é saudável em todas as faixas etárias.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

 

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog