3 de agosto de 2009

Gripe A: medidas preventivas

Professora recomenda medidas para prevenir o contágio da gripe A, através do vírus H1N1.

Desde a última sexta-feira as salas de aula, banheiros e setores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), unidade de Chapecó, estão equipadas com toalhas de papel e Solução Anti-séptica de Base Alcoólica – SABA – como alternativa à lavagem das mãos, o conhecido álcool em gel (70º). Essa é uma das medidas adotadas na instituição para prevenir o contágio da gripe A, através do vírus H1N1.

A bióloga e professora dos cursos da área da saúde, Débora Pereira dos Santos, passou nas salas prestando informações aos professores, alunos e funcionários da Unoesc, de acordo com o material disponibilizado pelo Ministério da Saúde, e fazendo a demonstração de como deve ser realizada a profilaxia das mãos com SABA.

A professora falou da necessidade de manter os ambientes bem arejados; colocar o lenço de papel a frente da boca e do nariz ao tossir ou espirrar; lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com a Saba e, quando a pessoa apresentar sintomas de gripe, deve manter pelo menos 1 metro de distância ao falar com outras pessoas, procurar o Hospital de Campanha, localizado no ginásio de esportes do bairro Santa Maria em Chapecó, e só voltar para a universidade quando estiver bem. “Até ao cumprimentar outras pessoas, o recomendável é não dar a mão. Isso não será falta de educação, apenas uma medida de prevenção”, destaca.

Na falta do álcool em gel (70º), a recomendação é utilizar o álcool normal (98º) dissolvido em água. “Para cada 100 ml de álcool, deve-se misturar 30 ml de água, evitando danos à pele, por causa da concentração maior do álcool comum”, explica a bióloga. “A intenção não é causar alarde e medo nas pessoas, mas não podemos fazer de conta que não esta acontecendo nada. Medidas como essas só irão contribuir”, enfatizou.

A professora também recomenda hábitos de alimentação saudáveis com vitaminas e nutrientes necessários para manter a imunidade alta.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog