Acho que poucas pessoas, que usam ou já usaram o computador, não jogaram paciência. Isto mesmo, aquele jogo de cartas, que já vem junto com o Windows. O jogo de paciência mais famoso do mundo nasceu no velho oeste norte-americano, no final do século XIX, com o nome de Klondike. Embora não se conheça sua origem exata, sabe-se que é um parente próximo do Canfield, outro jogo de paciência inventado por Richard A. Canfield. Este jogador profissional norte-americano tornou-se célebre e rico, vendendo baralhos de 52 cartas por 52 dólares e oferecendo aos compradores a possibilidade de recuperar o seu dinheiro jogando a paciência que inventara.
Na verdade, tratava-se de uma aposta original: Canfield pagava 5 dólares por cada carta, em ordem crescente, que o comprador conseguisse colocar sobre os Ases. Segundo relatos da época, Canfield obtinha, em média, um lucro de 25 dólares por jogo. Com isto conseguiu em pouco tempo acumular uma fortuna razoável e formar uma valiosa coleção de obras de arte. Tão grande foi sua fama, que na Inglaterra o Klondike até hoje é conhecido como Canfield, denominação também dada a outros tipos de paciências jogados nos Estados Unidos.
O klondike tornou-se extremamente popular por ser um jogo rápido, bem elaborado e, ao mesmo tempo, relativamente difícil, exigindo do jogador uma boa dose de sorte e raciocínio. Além disso, ele se destaca entre outras paciências pela disposição das cartas em uma forma bastante atraente. Com certeza, Canfield não imaginava que seu jogo ia também se tornar famoso em máquina futurística, o computador.
Leia também:
Jogos de Cartas: Conheça o Tute
Jogos de Cartas: O baralho espanhol
Fonte de pesquisa: Todos os jogos, Editora Abril 1978.
Há alguns anos me viciei no Paciência que vem com o Windows. Depois pela falta de tempo nunca mais joguei. É interessante saber a origem, parabéns pelo artigo, Luiz.
ResponderExcluirAbraços
Esse tal Canfield passou a ser meu ídolo. Cara esperto esse. Será que vem dele também a origem daquele outro jogo de cartas, o "can-can"? Pesquisa aí, homem. rss Eu tb era viciado em paciência e pinball, nas horas vagas. Mas, tempos idos. Já não tenho mais esses "vícios".
ResponderExcluirMto legal, Luiz. Abraços.
Interessante a origem do jogo de cartas virtual mais famoso do mundo. Adoro joga-lo, principalmente para passar o tempo ou distrair, ou quando o computador está muito lento. Além disso, esse é o único jogo de cartas que sei jogar hehehe Abraços.
ResponderExcluirNão sabia da parte histórica. muito interessante.
ResponderExcluir