18 de julho de 2009

Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido

O Go Bum é um jogo de cartas divertido e muito simples de se jogar, sendo que suas regras lembram o jogo de dominó.

Do Go Bum podem participar adultos e crianças. O número de jogadores pode variar de 2 a 6, e deve-se usar um baralho comum de 52 cartas.

Primeiramente escolhe-se um carteador, através de sorteio. O carteador distribui 7 cartas fechadas para cada jogador, uma de cada vez, começando pelo primeiro jogador à sua esquerda. As cartas que sobrarem são colocadas fechadas no centro da mesa, formando um monte que será utilizado pelos jogadores no decorrer do jogo.cartabaralho150

No Go Bum, o objetivo de cada jogador é livrar-se de todas as suas cartas antes de seus adversários. O jogo é iniciado pelo primeiro jogador à esquerda do carteador, que deve descartar uma carta, colocando-a aberta no centro da mesa. O jogador seguinte deverá descartar uma carta do mesmo naipe ou do mesmo valor. Se, por exemplo, o primeiro jogador descartou um 7 de Espadas, os jogadores seguintes, em sua vez de jogar, são obrigados a descartar uma carta qualquer de Espadas ou um 7 de qualquer naipe.

Se um jogador não tiver cartas do mesmo naipe ou do mesmo valor, ele deverá comprar cartas no monte até que encontre uma adequada. Quando não houver mais cartas para comprar e o jogador não tiver carta adequada para jogar, ele passa a vez para o jogador seguinte e não joga. Depois que todos os jogadores descartarem ou não uma carta, completando a rodada, comparam-se todas as cartas para ver quem jogou a carta mais alta. Este jogador é quem abrirá a próxima rodada. Se dois ou mais jogadores descartarem cartas do mesmo valor e essas forem as mais altas, terá prioridade para abrir a próxima rodada aquele descartou primeiro.

O jogo prossegue dessa maneira, e as cartas descartadas vão formando uma pilha aberta. O jogador que primeiro ficar sem cartas na mão será o vencedor, pois ele conseguiu o Bum. Caso os jogadores quiserem marcar pontos e combinar uma pontuação para o jogo, normalmente até 250 pontos, o jogador que fizer o Bum ganha os pontos das cartas que os outros jogadores ainda tiverem na mão.

Para a marcação de pontos as cartas devem ser contadas da seguinte maneira: Damas, Reis e Valetes valem 10 pontos cada; o Às vale um ponto e as demais cartas valem os pontos correspondentes aos seus índices numéricos. O Go Bum também pode ser jogado em duplas, sendo que neste caso, conta-se para a dupla vencedora somente as cartas da dupla adversária. Bom jogo.

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Leia também:

Jogos de Cartas: Brisca

Jogos de Cartas: A Sueca

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Mais um novo jogo que vou tentar aprender. Valeu por mais essa, Luiz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É amado este parece ser mais simples que alguns que enviou.
    Bom domigo para você e os seus.
    A paz

    ResponderExcluir
  3. Adaptação do jogo Uno para um baralho normal

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog