Rica em vitamina A e potássio, a ameixa é usada como laxativo e em problemas do aparelho respiratório.
Quando se pensa em ameixa, existe mais de uma possibilidade de imaginar os seus formatos e cores. No meio de uma banca de frutas, ela chama a atenção por sua cor mais escura. Mas existem vários tipos de ameixa. Uma das mais populares é a ameixa preta, que desidratada, é muito usada em pratos doces e até salgados. No Japão, por exemplo, é muito usado o "umeboshi", que é a ameixa salgada em conserva.
Graças ao seu conteúdo em fibra, especialmente pectina, carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendando-se contra a prisão de ventre obstinada. Médicos afirmam que a ameixa fresca é um magnífico agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota; a arteriosclerose, a nefrite etc. Além disso, são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.
O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. No Brasil, a ameixa é cultivada em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.
O período da safra vai de dezembro a fevereiro. Durante a maturação, a ameixa sofre mudanças de cor, aroma, sabor e textura. Os indicadores de maturação determinam o momento adequado da colheita. Um desses indicadores consiste na firmeza da polpa que diminui, tornando a fruta tenra e macia.
Na hora da compra procure frutos bem cheios, lustrosos e com a polpa que ceda ligeiramente à pressão delicada dos dedos. A coloração pode mudar, dependendo da variedade, do amarelo-esverdeado ao roxo. As ameixas passadas tendem a ficar moles, com casca machucada ou descolorida, e, às vezes, vazam sumo.
Para conservá-las em bom estado por 3 a 5 dias, guarde-as em sacos plásticos na gaveta da geladeira sem lavar. Lave a ameixa apenas na hora em que for consumir. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.
A ameixa pode ser consumida fresca, seca ou como geléias. Coma com a mão ou sirva cortada em fatias/pedaços, com ou sem casca, com ou sem açúcar. Use em saladas de frutas ou para preparar sobremesas, molhos, geléias ou bolos.
Fontes de pesquisa: Ser saudável, Portal São Francisco, Brasil Escola
Amado Luiz, já conhecia algumas propiedades da Ameixa, seu texto veio acrescentar mais alguns ítens.
ResponderExcluirA paz