6 de agosto de 2009

Funcionários da Epagri/Ciram reduzem seus impactos ambientais

Adequar as atitudes das pessoas e a estrutura física do prédio à práticas sustentáveis, de preservação e economia dos recursos naturais, buscando sobretudo a redução dos impactos ambientais.

Esse é um dos objetivos do projeto Ciram Sustentável, desenvolvido pela equipe de profissionais da Epagri/Ciram e que entra na fase de implementação das primeiras ações práticas. O projeto é orientado por cinco ações principais, a serem desenvolvidas de forma voluntária pelos próprios profissionais da Casa. A engenheira florestal Juliane Knapik é a responsável por reunir todas essas propostas num projeto único, que será submetido à avaliação das fontes financiadoras. Contudo, algumas ações que não necessitam de dinheiro já começam a ser postas em prática.


É o caso da reciclagem de resíduos sólidos e educação ambiental. A equipe responsável por essa ação já fez a pesagem do lixo produzido pelos funcionários da Epagri/Ciram e realizou uma visita à empresa que faz a coleta em Florianópolis para ter orientações sobre a destinação correta dos resíduos (foto). Nas próximas semanas terá início a sinalização das lixeiras das salas e cozinha, para classificação de recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Em breve todos os funcionários da Casa vão assistir a uma palestra para dirimir dúvidas sobre a classificação correta do lixo.


Outra ação que será iniciada em breve é o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que pretende medir quanto a Epagri/Ciram está contribuindo para o aquecimento global. As emissões serão calculadas pela queima de combustíveis por veículos da Empresa a serviço da Epagri/Ciram, consumo de energia elétrica no prédio da Epagri/Ciram, viagens aéreas, ônibus, táxi, veículo particular a serviço e para deslocamento dos funcionários para o trabalho. Entre os métodos para obter tais informações está a aplicação de um questionário a ser respondido pelos funcionários nas próximas semanas. 

Após a captação dos recursos necessários serão implementadas ações para eficientização energética do prédio da Epagri/Ciram e aproveitamento da água da chuva para uso em vasos sanitários, jardinagem, limpeza de calçadas e lavagem de carros. Também será viabilizada a construção de bicicletário e vestiários para incentivar o uso desse meio de transporte entre os funcionários da Epagri/Ciram.


A idéia do Projeto Ciram Sustentável surgiu durante atividade interna alusiva ao dia mundial da água, em 24 de março. Em 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, o projeto começou a ser definido e, após várias reuniões dos grupos voluntários para desenvolver as ações, a proposta foi finalizada, na semana passada.

Sergio Zampieri, Chefe da Epagri/Ciram, é um grande incentivador do Projeto. Ele explica que a idéia é alinhar o discurso à prática dos profissionais do Centro, modificando as atitudes cotidianas da equipe, no sentido de ter uma ação construtiva em relação à redução do impacto ambiental.

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog