19 de junho de 2009

Jogos de Cartas: Conheça o Whist – parte final

Neste segundo e último artigo sobre o jogo de cartas, Whist, falaremos sobre o desenvolvimento do jogo, contagem de pontos e o vocabulário usado no Whist. Se você não leu o primeiro artigo, clique aqui, para ler.

O Jogo

Quem inicia o jogo é o primeiro jogador à esquerda do carteador. Este jogador, chamado de mão, descarta uma carta na mesa, e os demais jogadores, na sua vez seguindo o sentido horário, são obrigados a seguir o naipe desta carta. Um jogador só poderá descartar uma carta de outro naipe ou um trunfo se não tiver nenhuma carta do naipe da primeira carta. A vaza será ganha pela carta mais alta do naipe em jogo ou pelo trunfo mais alto.

Terminada a vaza, as cartas, são reunidas e colocadas, com a face voltada para baixo, diante do jogador vencedor, que dará início à próxima vaza. As cartas das vazas ganhas pelo mesmo jogador devem ficar separadas umas das outras, para que seja possível, no final da mão, verificar que cartas foram jogadas e para isto elas devem ser guardadas na ordem em que foram jogadas. Assim, no final de cada mão, pode-se comprovar se algum jogador negou o naipe.

Contagem de pontos

No Whist são usados comumente, dois métodos de marcação de pontos: o americano e o inglês. No sistema americano a partida é jogada até 7 pontos, que são computados da seguinte maneira: cada vaza ganha, acima de seis, vale um ponto. Desta forma se uma dupla ganhar sete vazas, marcará 1 ponto, e a outra dupla, que terá ganhado 6 vazas, nenhum ponto. Desta forma se uma dupla ganhar todas as trezes vazas, marcará 7 pontos e vencerá a partida.

Já no sistema inglês, a partida é jogada até 5 pontos, que são marcados da seguinte maneira:

1) Cada vaza ganha, acima de 6, vale um ponto;

2) Ás, Rei, Dama e Valete do naipe de trunfo são cartas chamadas de honras, e a dupla que na distribuição, receber as 4 honras marca 4 pontos e se receber 3 honras marca 2 pontos. Esses pontos são computados no final da mão, contudo, uma partida não pode ser ganha apenas com os pontos das cartas-honras; pára vencer, é obrigatório que a dupla marque também ao menos 1 ponto pela contagem de vazas, isto é, terá que vencer pelo menos 7 vazas. Além disso, se houver empate na contagem final de pontos, somente a dupla que tiver mais pontos obtidos por vazas, poderá computar os pontos das cartas-honra.

Vocabulário

No Whist são usados alguns termos próprios do jogo:

- Finesse: fazer uma finesse é jogar a terceira carta mais alta, a Dama, de um naipe, quando se tem também a mais alta, o Às, confiando que dupla adversária não tenha segunda mais alta, o Rei.

- Forçar: jogar cartas de um naipe que os adversários estão fracos.

- Carta perdida: qualquer carta sem valor.

- Slam: é o nome dado à mão em que uma dupla ganha todas as 13 vazas.

- Tenace: são assim chamadas, as cartas da mão de um jogador que são imediamente maior e menor que a carta mais forte dos adversários. Por exemplo, o jogador tem o Ás e a Dama quando os adversários têm o Rei.

Leia também:

Jogos de Cartas: Conheça o Whist

Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Meu amigo o expert nas cartas, muito boa as explicações.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Vou guardar esse post assim como os demais para estudar melhor o jogo que parece muito bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hello There. I found your weblog the usage of msn.
    This is a really smartly written article. I will be sure to bookmark it
    and come back to read extra of your helpful information.
    Thanks for the post. I'll certainly return.

    Feel free to surf to my web blog: witkowice

    ResponderExcluir
  4. Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iPad
    and tested to see if it can survive a 25 foot drop,
    just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83
    views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone!


    My web site: coming *http://www.supremeworldnews.com*

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 2 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog