18 de novembro de 2008

Unochapecó realiza o lançamento do banco de dados

Por Fabio Schardong/Rádio Chapecó

O Centro de Memória do Oeste Catarinense (Ceom), mantido pela Unochapecó(Universidade Comunitária Regional de Chapecó), realiza nesta terça-feira, 18 de novembro, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o lançamento do banco de dados de seu acervo.

O projeto, que será apresentado às 8h30 desta terça, no auditório 4 do bloco R da Unochapecó, foi realizado através do Programa Caixa de adoção de entidades culturais.Através do apoio da Caixa, foi possível catalogar e informatizar o acervo documental do Ceom. A parceria garantiu a preservação, valorização, visibilidade, pesquisa e acesso ao acervo documental, iconográfico, oral, cartográfico, audiovisual e a objetos históricos e arqueológicos.

Esse trabalho, realizado desde 2006, busca facilitar o controle do material arquivado no Ceom e proporcionar à comunidade uma forma mais eficaz de localizar as informações, podendo ser disponibilizadas pela internet, sem que o pesquisador precise ir até o Ceom, medida que também contribui com a preservação documental.

A digitalização e informatização do acervo possibilitam apropriação mais eficaz das informações. Além disso, organizam de forma online as fontes, disponibilizando-as aos pesquisadores sem que os mesmos precisem se deslocar ao Centro, o que auxilia a preservar as fontes primárias. O projeto tem caráter permanente devido ao volume de documentos históricos que o Ceom possui.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog