17 de novembro de 2008

Cuidado com a faxina

Antigamente, água e sabão deixavam a casa tinindo. Hoje o arsenal de produtos de limpeza mal cabem nos armários. Frascos e mais frascos que prometem arrasar qualquer tipo de sujeira. Em uma primeira análise estes produtos facilitam a vida, mas tanta eficiência só é possível graças a substâncias tóxicas. Limpeza demais com excesso de produtos em demasia podem colocar seu brilhante e cheiroso ambiente em risco. Dores de cabeça, espirros e irritação nos olhos podem ser os sintomas desse exagero.

Limpar, desinfetar e desodorizar são coisas diferentes. Para deixar o ambiente limpo, ou seja, livre de resíduos, como restos de comida e poeira, baldes de água e uma pequena quantidade de detergente já resolvem o problema. E nem é necessário encher o local com espuma. isso só dificulta o enxague além do desperdício de água. Se além de limpar, for necessário desinfetar, como nos banheiros, deve-se passar depois um produto capaz de matar os germes, geralmente à base de cloro, alguns já são aromatizados. Não vale a pena poluir o ambiente com excesso de cheiros capazes de deixar o nariz coçando.

Misturar produtos péssima ideia

As vezes no afã de deixar tudo um brinco, além de exagerar na quantidade muita gente mistura dois ou mais produtos no mesmo balde. Esses coquetéis de faxina podem ser muito perigosas, por exemplo, a mistura de água sanitária com amoníaco, pode parecer inocente, mas gera um gás que pode causar sufocamento.

É bom, ler sempre com atenção as embalagens, apesar de maioria da vezes esse tipo de informação não estão em letras garrafais ou em uma linguagem acessível a maioria dos mortais. Portanto em dúvida não misture.

Outro cuidado é com a armazenagem dos frascos, deixar fora do alcance de crianças é primordial, pois a maioria dos acidentes de intoxicação acontece com elas. Também no dia da faxina, mantenha a criançada bem longe, principalmente bebês que engatinham, pois como ficam mais próximo do chão, eles têm mais chances de respirar o que não devem.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog