17 de novembro de 2008

Feira de Comércio Justo, Solidário e Sustentável na FURB


Publicado por: Comunicação e Marketing
Texto: Alessandra Meinicke/Estagiário Daniel Zimmermann

Artesãos, cooperativas e associações participam da 1ª Feria do Comércio Justo, Solidário e Sustentável, que será realizada em frente à Biblioteca Universitária, no campus 1 da Furb(Universidade Regional de Blumenau),no dia 20 de novembro das 8 às 22 horas.

O evento é organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP, Laboratório de Gestão de Organizações que Promovem o Eco Desenvolvimento - LaGoe e tem como apoiadores a Cooperativa Muza Brazil e Cresol - Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária.

A feira tem como objetivo ser uma pequena mostra de uma tendência que vem ganhando força desde seu surgimento na Europa e Estados Unidos, na década de 60, quando os consumidores mais conscientes, motivados pelo clima de mudanças sociais e políticas daquele período começaram a exigir que não fossem fabricados produtos com exploração de mão-de-obra em países do Terceiro Mundo e que tivessem um preço justo.

O comércio solidário tem algumas características como criação de condições de capacitação e acesso dos pequenos produtores a informações sobre os mercados; pagamento de preço justo no recebimento do produto, além de bônus que beneficie toda a comunidade; organização democrática dos produtores e compartilhamento dos lucros entre associados; disseminação de formas de produção ambientalmente corretas e estímulo ao consumo responsável.

Produtos como bijuterias, geléias, produtos de cultivo orgânico, bordados, tricô, crochê, sacolas e bolsas reutilizáveis estão entre outros as atrações da feira.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog