5 de janeiro de 2009

Crise: ministro se demite

A vida econômica do Brasil totalmente desorganizada, o pânico entre os produtores e exportadores, e opondo-se a política adotada pelo governo brasileiro, após a crise econômica mundial, levaram o ministro a pedir demissão.

A quebra da bolsa de Nova York, que começou em 21 de outubro de 1929, deu início à Grande Depressão que atingiu todo o mundo capitalista. Um ano depois, a Revolução de 1930 encontrou a vida econômica do Brasil totalmente desorganizada e o pânico instalado entre os produtores e exportadores de café.

Os anos 20 haviam assistido a pujança econômica da República Velha, baseada na produção de bens agrícolas destinados à exportação. Mas, o que fizera a força desse sistema, fez também sua fraqueza. Aberto para o exterior, ele fora beneficiário de uma década de riquezas, mas agora que o mercado mundial entrara em colapso, suas possibilidades de expansão chegavam ao fim.

Em agosto de 1929, a saca de café custava 200$000(200 mil réis); em janeiro de 1930, o preço caiu para 21$000. no entanto, a produção brasileira continuava crescendo e os cafeicultores faziam pressão sobre Washington Luiz, reivindicando a prorrogação de suas dívidas. A resposta do governo foi negativa.

Atitude bem diferente seria adotada por Getúlio Vargas. Em fevereiro de 1931, o governo federal decretou a compra de 17,5 milhões de sacas de café, retirando-as do mercado para forçar a alta dos preços. Estes, porém, continuaram a cair.

Em 1931 a produção brasileira foi de 28.333.000 sacas; o Brasil conseguiu exportar 15.589.000, o que dava um excedente de 12.744.000. Insatisfeitos, os cafeicultores propuseram a queima dos estoques do produto. O ministro da fazenda, José Maria Whitaker, opunha-se à medida, mas Vargas acabou cedendo aos produtores e em junho de 1931 começou a queima de 3 milhões de sacas de café.

Em novembro de 1931 José Maria pediu demissão, Vargas aceitou e nomeu Oswaldo Aranha para seu lugar.

Fonte de pesquisa: Coleção Nosso Século, Ed. Abril,1981
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. O que sera que vão queimar agora?
    Uma coisa eu garanto, não vai ser a ajuda de custas dos parlamentares nen os policiais justiceiros.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog