8 de janeiro de 2009

Livro sobre mapeamento digital de solos tem participação de brasileiro


O pesquisador Ivan Luiz Zilli Bacic, do setor de Ordenamento Ambiental da Epagri/Ciram, é autor de um dos capítulos do livro “Digital Soil Mapping with Limited Data”. Publicada por uma das maiores editoras científicas do mundo, a Springer, a obra foi lançada no 3º Workshop Global sobre Mapeamento Digital de Solos, ocorrido na Universidade Estadual de Utah (EUA). O livro, que representa o estado-da-arte sobre o tema, é a segunda publicação sobre o assunto no mundo.

No capítulo 12 da obra, intitulado “Demand-Driven Land Evaluation” (“Aptidão de Uso das Terras por Demanda”), Ivan Bacic mostra, por meio de estudos de caso realizados em Santa Catarina, o grande potencial do uso de técnicas de mapeamento digital de solos e pedometria no processo de tomada de decisões no meio rural. Estas técnicas podem ajudar a dar respostas mais rápidas e precisas às crescentes demandas dos tomadores de decisão, a melhorar a eficiência dos levantamentos de solos tradicionais, a melhorar a qualidade das informações, além de proporcionar uma melhor comunicação entre os diversos atores envolvidos no processo de planejamento (pesquisadores, extensionistas, agricultores, entre outros), por meio de ferramentas de visualização, modelos de simulação de cenários, etc

Autores de 18 países participam do Digital Soil Mapping with Limited Data. Distribuído em 35 capítulos, o livro traça um panorama na tecnologia de mapeamento digital para aplicações específicas, em áreas sem muitas informações de solos ou áreas onde parâmetros específicos estão sendo investigados. Apresenta ainda metodologias de mapeamento digital e aplicações para áreas onde os dados são limitados, incluindo exemplos de mapeamento digital em várias partes do planeta, como EUA, Brasil, França, República Tcheca, Honduras, Quênia, Austrália e Reino Unido. A obra é fruto do 2º Workshop Global sobre Mapeamento Digital de Solos, que aconteceu no Rio de Janeiro há dois anos, reunindo uma seleção de alguns trabalhos apresentados no congresso, além de outras pesquisas que não foram apresentados no evento.


Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog