6 de janeiro de 2009

Unoesc incorpora a Faculdade Exponencial e se consolida como uma das maiores universidades de SC

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) anunciou hoje, durante entrevista coletiva, em Chapecó, a aquisição da Faculdade Exponencial (FIE) que funciona há dez anos neste município-pólo. A Unoesc desembolsará 13,3 milhões de reais para a compra do patrimônio físico e a incorporação dos cursos da FIE.

A comunicação foi feita pelo reitor da Unoesc, Aristides Cimadon; pelo presidente da Funoesc (mantenedora) Genésio Téo, pelo diretor do novo campus da Unoesc em Chapecó, Eliandro Bortoluzzi ao lado do diretor-presidente do Centro Educacional Exponencial, Amélio Bedin e do diretor geral da FIE, Élio Maldaner.

Enquanto o processo de transferência tramitar no Ministério da Educação e no Conselho Estadual de Educação, a FIE continuará funcionando normalmente. A partir de fevereiro, a Unoesc assume pedagógica e administrativamente a FIE. A faculdade, como instituição de ensino superior, desaparecerá após a publicação da Portaria do Mec, da Resolução do Conselho Estadual e da incorporação dos cursos superiores.

Os alunos matriculados concluirão seus cursos normalmente, com a matriz curricular em que fizeram matrícula. Seus diplomas serão expedidos pela Unoesc, porém, se algum aluno exigir que seu diploma seja expedido pela FIE, terá esse direito garantido.

Os professores prosseguirão normalmente com suas disciplinas e serão contratados pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), mantenedora da Universidade, emergencialmente em 2009 e, no decorrer desse período, farão processo seletivo para ingresso permanente na carreira docente da Unoesc. Da mesma forma, todos os funcionários da FIE serão mantidos.

As mensalidades não sofrerão mudanças, mas apenas o reajuste normal anual já definido pela atual administração. No decorrer do ano os estudantes incorporarão alguns benefícios que hoje a FIE não tem, como bolsas de filantropia, bolsas do artigo 170, intercâmbio internacional e nacional com outras instituições, participação no projeto Rondon e nos jogos universitários catarinenses e nacionais.

A FIE se transformará em um campus da Unoesc e terá como diretor o professor Eliandro Bortoluzzi com o acompanhamento do vice-reitor do campus de Xanxerê e presidente da Funoesc, Genésio Téo.


O reitor Aristides Cimadon destacou que o maior objetivo da Unoesc, em Chapecó, são os cursos de pós-graduação, especialmente em nível de mestrado e doutorado. Será implantado um centro de negócios para parcerias, treinamento e inovação com as empresas privadas e organismos do setor público. Na avaliação do reitor, o período de expansão do ensino de graduação chegou ao seu limite. “Há, todavia, muito a fazer, especialmente no ensino técnico e na pós-graduação. A pesquisa é incipiente e não temos alta especialização com cursos de mestrado e doutorado.”

O presidente do Centro Educacional Exponencial, mantenedora da FIE, professor Amélio Bedin, revelou que a negociação teve total aprovação de professores, funcionários e alunos. Pesaram positivamente na decisão o caráter filantrópico e comunitário da Unoesc, o aproveitamento integral de docentes e colaboradores e a oferta de benefícios e vantagens aos acadêmicos. “A FIE tinha que ou crescer ou especializar-se ou ser incorporada. Acreditamos que a região ganhará mais com essa decisão”, concluiu Bedin.


A Faculdade Exponencial tem sede em Chapecó (SC) e foi fundada em 28 de fevereiro de 1999 por um grupo de educadores com status de faculdade isolada. Atualmente tem 112 professores e 1.561 alunos matriculados em sete cursos superiores: Administração, Direito, Ciências Contábeis, Análise de Sistemas, Educação Física, Tecnologia em Logística e Psicologia. A instituição também mantém cursos de pós-graduação em nível de especialização nas áreas de direito processual civil, gestão estratégica empresarial, gestão estratégica em tecnologia da informação, educação e escola da magistratura.

Uma das maiores universidades catarinenses, a Unoesc – com sede em Joaçaba (SC) – foi fundada em 22 de novembro de 1968 revestida do status jurídico de Fundação ligada ao poder público municipal, mas com gestão de direito privado. Mantém 749 docentes e 17.980 alunos matriculados em 54 cursos de graduação. Também oferece 48 cursos de especialização e dois mestrados, além de cinco mestrados projetados, incluindo Administração em Chapecó.

Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog