7 de janeiro de 2009

Escolas de samba paulistanas apostam na gastronomia

A partir deste ano, algumas escolas de samba da capital paulista vão investir em um Festival Gastronômico logo após o Carnaval. A idéia é atrair visitantes e turistas para tornar o negócio lucrativo, para além das festas do Rei Momo.

A primeira escola a lançar a novidade é a Mocidade Alegre. A partir de maio, a comunidade da agremiação vice-campeã de 2008 será convidada a criar um prato que simbolize a escola. Chefs de grandes hotéis da cidade escolherão o melhor prato e a receita vencedora será comercializada para os visitantes das escolas.

O evento faz parte das ações do SP Samba, projeto promovido pelo Sebrae/SP, por meio do Escritório Regional Capital Norte, desde 2003. O objetivo é profissionalizar as escolas de samba de São Paulo, para que promovam atividades além do desfile e aumentem a lucratividade das agremiações e da comunidade envolvidas na festa, durante o ano todo.

Turismo amplia lucratividade

O foco do SP Samba em 2009 é na atração do turista. “O turismo é o pano de fundo que norteia a escola durante o ano todo. É preciso criar um ambiente favorável para atrair o turista”, explica Camila Patricio, gestora do SP Samba.

Algumas escolas fizeram adequações nas quadras para facilitar o acesso de deficientes físicos, ou melhorias na infra-estrutura com a construção de camarotes, por exemplo. Também houve investimento na melhoria da qualidade do atendimento dos bares das agremiações.

Segundo Camila, é importante investir em atividades que permitam a lucratividade nas agremiações. “Em algumas escolas, capacitamos oficinas de trabalho, como de costureiras, que trabalham na confecção de fantasias e agasalhos”, comenta.

Além da Mocidade, o SP Samba fez parceria com a Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro e Unidos do Peruche. “Para os próximos anos, a idéia é ampliar para toda capital”, comenta a gestora.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog