5 de janeiro de 2009

Festa universitária inspira negócio bem-sucedido

Ao organizar uma festa para os amigos, três estudantes de comunicação encontraram o caminho para ter o próprio negócio. A empresa sempre teve como diferencial a criação de um ambiente multicultural, no qual a música era apenas uma das atrações. Com o sucesso, Leonardo Feijó, Áureo César e Daniel Koslinski começaram, em 1999, três anos depois da primeira festa, a promover encontros em um casarão abandonado do avô de Léo, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Com a apresentação de novas bandas de rock, sala de jogos, bazar de moda, sala de estar e bar, a Casa da Matriz logo se transformou em ponto de encontro de um público que procurava diversão alternativa. Nos primeiros três anos, mais de cinco mil pessoas visitaram o lugar, que a cada dia oferecia um programa diferente. E, o que começou como uma ação entre amigos, se transformou no Grupo Matriz, que reúne 10 empreendimentos, que recebem cerca de 50 mil pessoas por mês.

Gostar do que faz é apenas um dos segredos de sucesso, adverte Leonardo. “Não dá para pensar em um negócio de forma romântica. Pesquisar para conhecer o mercado é fundamental. Íamos a muitas festas e ouvíamos não só os freqüentadores, mas também os artistas e produtores. Foi a partir destas informações que consolidamos a opção de oferecer espaço para artistas de outras áreas, como teatro e artes plásticas”, diz Leonardo.

A lista do empresário também inclui atendimento de excelência, muita criatividade e cautela na aplicação do dinheiro. O que era pura intuição mostrou-se uma estratégia sólida. A primeira festa foi realizada com apenas R$ 2 mil. “Fomos testando a fórmula e arriscando cada vez mais um pouquinho”, recorda Leonardo.

Com a demanda crescente, a expansão parecia natural. A alternativa foi buscar dinheiro nos bancos, opção dificultada pela natureza do negócio, já que casas noturnas são consideradas empresas de alto risco.

Como já pertencia à Associação de Bares e Restaurantes de Botafogo, Feijó procurou a instituição, que ajudou na formatação do projeto para captação de financiamento, além de participar de vários cursos de administração. Com o crescimento sólido, o empreendimento atraiu outros investidores financeiros. Isso trouxe vantagens extras, como diz Leonardo, "dinheiro mais barato e aliança com pessoas que se identificam com a proposta".

Outro diferencial importante do Grupo Matriz é a localização dos empreendimentos. A procura é sempre por casarões abandonados. Restaurar e adaptar o espaço não é a opção mais barata, mas o investimento tem compensado. “O ponto comercial mais óbvio nem sempre é o melhor. Preservar esses lugares tem tudo a ver com a nossa proposta. O mercado bateu a nossa porta, aproveitamos a chance e continuamos em expansão”, comemora o empresário.

Grupo Matriz - (21) 2226 6342 http://matrizonline.oi.com.br/

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
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