10 de janeiro de 2009

Mais um escândalo na arbitragem brasileira

A denúncia foi feita pelo o presidente da Comissão do Futebol do Rio de Janeiro (Coaf-RJ) Jorge Rabello, e divulgada pelo site oficial da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol. Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, foi acusado de fazer propostas aos árbitros Djalma Beltrami (RJ), Wagner Tardelli (SC) e Alício Pena Júnior (MG) para que estes saíssem por conta própria do quadro de árbitros da Fifa.

De acordo com Rebello, os três arbitros sairiam do quadro da FIFA, e em troca seriam escalados para mais jogos da série A. Rebello ainda acusou Sérgio Corrêa de estar fazendo um complô para prejudicar os profissionais do Rio de Janeiro.

Leia a carta de Rabello:

"O escudo da Fifa, que os árbitros tanto almejam, tem preço"

O que se pensava poder ser conquistado por qualidades técnicas, por mérito e pela excelência no desempenho de suas funções passou a ser objeto de negociação com estabelecimento de valor monetário para sua aquisição.

Tal assertiva é fundamentada pelos fatos ocorridos quando da elaboração da relação de árbitros Fifa.

A oferta, feita pelo presidente da CA-CBF para que o árbitro do Rio de Janeiro, Djalma Beltrami, cedesse sua vaga e seu escudo mediante compensação financeira, sendo prometido ao mesmo ficar em um quadro especial até 46 anos - quando o limite máximo é de 45 anos -, com muitas escalas garantidas (pensávamos que era sorteio) para compensar a perda do escudo da Fifa, torna muito robusta a hipótese e possibilidade de que essa vaga e esse escudo já estivessem prometidos a terceiros, também mediante compensação financeira, tamanha a desfaçatez e indignidade perpetradas diante da recusa de Beltrami em ceder à tão indecente proposta.

Ignorando a posição do árbitro, da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e da própria Federação, prevaleceram outros interesses, sabe-se lá se além de normas éticas, e a vaga e escudo Fifa foram arrancados à força do Djalma Beltrami.
Tal episódio torna o presidente da CA-CBF inimigo do futebol do Rio de Janeiro, o coloca sob extrema suspeita e deixa dúvidas quanto aos critérios e seriedade da CA-CBF.


Jorge Rabello Presidente da COAF-RJ
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Infelizmente as pessoas que gostam de futebol estão perdendo o prazer de acompanhar os campeonatos no Brasil por que em momentos decisivos você fica na dúvida se foi um erro realmente ou com segundas intenções .

    ResponderExcluir
  2. É verdade Alexandre, aos poucos estão acabando com o esporte predileto dos brasileiros. Mas não é só aqui na Europa também tem muito escândalos.

    ResponderExcluir
  3. eu nao perco mais tempo com isso - sempre vai ter historia dos juizes - os gauchos sao prejudicados, os cariocas sao perjudicados, os mineiros, paulistas, juiz não é para aparecer nem dar espetaculo mas que resiste a $$$$$$$$$...

    ResponderExcluir
  4. STJD arquiva processo sobre escudo da FIFA

    O parecer do auditor do STJD, Alexandre Quadros, auditor processante do Inquérito das "denúncias" em que Jorge Rabello acusa Sérgio Corrêa, Presidente da Comissão de Árbitros da CBF de negociar o escudo da FIFA, foi pelo arquivamento, o parecer foi acatado pelo Presidente do STJD, Rubens Aprobatto Machado.

    A entrevista em que o auditor do STJD, Sr. Alexandre Quadros, deu ao jornal Lance na coluna De prima do dia 14/05/2009, explicando as razões pela qual pediu o arquivamento do processo das denuncias de Rabello contra Sérgio Corrêa.

    Alexandre Quadros - “Acho que é importante que a gente primeiro mostre a razão pela qual se iniciou esse inquérito. Na época, a imprensa noticiou que o Rabello teria dito em relação ao Sérgio Corrêa, que o escudo da FIFA teria preço e isso que nós fomos levantar, opa! será que tão ofertando alguma coisa em relação ao quadro da FIFA, será que tão negociando o quadro da FIFA, que é que ta acontecendo? Vamos levantar essas informações e foi isso que nos fizemos.

    Num inquérito bastante detalhado, me tomou bastante tempo de investigação, eu ouvi todos os árbitros que foram mencionados, ouvi o próprio Rabelo, fiz uma investigação em relação à documentação, pra ter uma idéia, eu pedi o histórico de todos os sorteios de jogos que aconteceram em 2007, 2008, pra poder ver se teve beneficiamento pra um ou não teve beneficiamento.

    Ficou um processo bastante volumoso, bastante detalhado, por isso a tomada de bastante tempo.O fato é assim, o que nós conseguimos levantar: O que se estava desenvolvendo era a criação de uma nova categoria de árbitros, que esta implementada. O fato que ficou bastante demonstrado, inclusive na oitiva dos árbitros é que não ouve oferecimento de nada em favor dos árbitros para que eles deixassem o quadro FIFA voluntariamente, até porque não há voluntariedade pra deixar o quadro FIFA.

    Quando a FIFA define quem são os representantes de cada país, ela o faz a partir de uma lista que é apresentada pela própria entidade nacional, o árbitro, ele não ganha o direito de permanecer no quadro FIFA, ele pode entrar num ano e ser retirado no ano seguinte, são parâmetros que a própria entidade nacional vai determinar.

    Aspectos psicológicos, aspectos físicos, aspectos técnicos, tudo isso vai ser considerado, a entidade analisa isso, faz o seu parâmetro e encaminha pra FIFA e a FIFA homologa ou não essa decisão. No caso do Brasil, tem homologado com freqüência, não tem havido problemas e foi o que aconteceu tanto nas situações anteriores como na presente.

    Então diante desse quadro todo, nós entendemos que não havia infração disciplinar e até tomamos o cuidado de discutir uma questão ou trazer pro inquérito a discussão sobre uma questão que é se tem preferência se não tem preferência, qual é o parâmetro que se define para escolha de um árbitro pra um determinado sorteio ou pra outro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog