13 de dezembro de 2008

Levantamento fotográfico do Morro do Baú está disponivel no site da Epagri

O Morro do Baú entre os municípios de Ilhota, Luis Alves e Gaspar, foi uma das áreas mais afetadas pelas chuvas em Santa Catarina. O arquivo está disponível no site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.rct-sc.br/).

Como utilizar o arquivo:

1 – Entre no site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.rct-sc.br/) para ter acesso ao arquivo.
2 - Clique duas vezes no arquivo, ele abrirá automaticamente o Google Earth, já com o zoom na área atingida.
3 – Cada ponto tem uma ou mais fotos associadas. Clicando no ponto, abrirá um hiperlink para foto, que deve ser clicado para abrir a foto no próprio Google ou no navegador.
4 – É necessário ter no computador o Google Earth para visualizar o arquivo. Quem não o tiver pode baixá-lo em http://earth.google.com/.


O setor de Geoprocessamento da Epagri/Ciram montou uma central de apoio aos trabalhos de resgate, entrega de mantimentos e levantamento dos prejuízos provocados pelas chuvas de novembro em Santa Catarina. Equipamentos e profissionais do setor foram deslocados para a Base Aérea de Navegantes, onde foi montada a estrutura para desenvolvimento dos trabalhos.

O coordenador do setor de Geoprocessamento da Epagri/Ciram, Luiz Fernando Vianna, explica que a pedido do Deinfra (Departamento Estadual de Infra-estrutura de SC) foi realizado, no dia 5 de dezembro, um levantamento fotográfico completo da situação dos principais acessos viários ao Morro do Baú, compreendendo os municípios de Ilhota, Gaspar e Luiz Alves. A partir daí o Deinfra pôde realizar orçamento para reconstrução das ruas, muitas delas asfaltadas, que simplesmente deixaram de existir, conforme mostram as fotos.

O levantamento fotográfico feito no dia 5 de dezembro resultou num arquivo com os pontos e fotos dos deslizamentos no Morro do Baú. As informações e imagens constantes desse arquivo, geradas pela Epagri/Ciram, são de domínio público e poderão ser livremente utilizadas para estudos científicos ou outros fins lícitos.

Mobilização mundial

Por solicitação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o International Charter Space and Major Disasters, que distribui dados espaciais para auxiliar países afetados por desastres naturais, começou a fornecer imagens de radar para a análise das conseqüências das inundações e deslizamentos em Santa Catarina. As imagens são enviadas à Epagri/Ciram e para a Defesa Civil. De acordo com as normas do Charter, no prazo de 90 dias será entregue um relatório com os mapas e informações obtidos por meio dos dados espaciais.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog