8 de dezembro de 2008

Defesa Civil de SC reforça alerta devido a previsão de mais chuvas

Devido à previsão do tempo divulgada pela Epagri/Ciram, que aponta para possibilidade de mais chuvas entre terça e quinta-feira (9 e 10), o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) reforça, nesta segunda-feira (8), o alerta para a população.

De acordo com os meteorologistas, o deslocamento de um frente fria pelo Sul do Brasil deve provocar instabilidade no estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuvas de intensidade moderada e forte por alguns momentos, bem como, descargas elétricas. O volume de chuva pode variar entre 30 a 60 mm, em média, nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Também há risco de temporal e queda isolada de granizo.

O Departamento Estadual de Defesa Civil continua trabalhando com seu plantão de 24 horas e com toda a sua equipe em expediente reforçado, desde o último dia 22 de novembro. Além dos funcionários do departamento, membros do Grupo de Ação Coordenada do Governo do Estado auxiliam nas ações do departamento.

No caso de alagamentos a Defesa Civil recomenda que a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas, causando doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados. Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes. Qualquer orientação da Defesa Civil do município deve ser atendida.

No caso de emergência a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199. O telefone para contato da Defesa Civil estadual é o 48 3244 0600.

De acordo com o diretor da Defesa Civil catarinense, major Márcio Luiz Alves, o alerta é uma medida preventiva, que visa chamar a atenção da população para a possibilidade de um desastre. Também é uma ação de orientação para as instituições de segurança que devem ficar de prontidão no caso de emergênica. " Neste momento estamos todos trabalhando para minimizar os impactos que a ocorrência de novas chuvas podem provocar e atender àqueles que já sofreram com os eventos adversos anteriores", afirma.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog