11 de dezembro de 2008

Oportunidade de visitar um Navio da Marinha

No próximo sábado(13) é comemorado o Dia do Marinheiro. A Marinha do Brasil escolheu Itajaí para uma das celebrações. Dois navios já estão ancorados no Píer Turístico.

O navio Faroleiro Almirante Graças Aranha, veio de Santos com uma missão muito especial, a bordo trouxe 50 toneladas de donativos para as vítimas da enchente que aconteceu no final de novembro em Itajaí e região. As doações são da Defesa Civil de Santos e São Paulo. A embarcação trouxe água, alimentos, roupas e materiais de limpeza.

Assim que a embarcação partir, o Navio Patrulha Benevente, que veio do Rio Grande do Sul, vai ancorar no píer e deve permanecer até domingo.

De acordo com o tenente da Marinha Felipe Leme, o navio de patrulhamento costeiro, vai ficar ancorado em Itajaí pela passagem do Dia do Marinheiro, comemorado no próximo sábado. A embarcação vai estar aberta à visitação pública entre os dias 12 e 14, no período da tarde das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

O navio possui 33 tripulantes, é um navio de guerra, usado para busca, salvamento e patrulhamento na costa brasileira. “A presença do navio em Itajaí é uma opção de turismo para a população, que vai ter a oportunidade de conhecer as dependências da embarcação, e todos os equipamentos usados no patrulhamento” comente Felipe Leme.

Os marinheiros serão os guias dentro do navio e vão poder receber os cumprimentos pela passagem do dia do Marinheiro.

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro é celebrado no dia 13 de dezembro. Data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. A data foi instituída, pelo aviso 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à pátria. O Marquês de Tamandaré deixou registrada sua homenagem à Marinha, em testamento. Seu derradeiro desejo foi que sobre a pedra que cobriria sua sepultura fosse gravado “Aqui jaz o velho marinheiro”.

Fonte: Fundação Itajaiense de Turismo
Texto: Christiane Pinheiro
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog