12 de dezembro de 2008

O primeiro dia da TV brasileira

No dia 18 de setembro de 1950, às 22 horas, em São Paulo, foi ao ar o primeiro programa da televisão brasileira. Éramos então, o quarto país do mundo a ter televisão, 14 anos após sua invenção. O autor do milagre é Francisco de Assis Chateaubiand Bandeira de Melo, nascido em 4 de outubro de 1892 em Umbuzeiro (Paraíba) e dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e emissoras de rádio.

Para financiar seu empreendimento, Chateaubriand conseguiu ainda em 1947, contratos com a seguradora Sul América, cervejaria Antarctica, a laminação dos Pignatari e Moinho Santista, que pagaram adiantado 1 ano de publicidade aos Diários Associados, fornecendo parte dos 16 milhões de cruzeiros pagos a RCA Victor, empresa norte-americana que forneceu os equipamentos da estação. Além disso Assis importou cerca de 300 aparelhos de televisão e colocou a venda nas Lojas Cássio Muniz.

Em meados de 1950 chegaram os equipamentos da estação, acompanhados pelo engenheiro Walter Obermiller da RCA que orientou a equipe brasileira chefiadas por Jorge Edo e Mario Alderighi. No dia 28 de julho, foi feito um teste no prédio dos Diários e a primeira imagem desse circuito fechado, foi a do frade cantor José Mojica.

Finalmente chegou o dia 18 de setembro de 1950. A programação teve início, sem transmissão, às 17 horas, com discursos e bênçãos. Às 19 horas, surgiu um problema em uma das três câmeras que estavam prontas para a transmissão do show inaugural. Centenas de personalidades aguardavam a inauguração no Jockey Club, além dos receptores espalhados pelas maiores lojas da cidade e algumas residências.

O primeiro programa transmitido, chamava-se TV na Taba, marcado para ir ao ar,às 21 horas, mas a transmissão começou com 1 hora de atraso, pois uma das câmeras falhou. O técnico norte-americano propôs o adiamento para o dia seguinte, mas os brasileiros insistiram em improvisar, e Obermiller retirou-se indignado.

Dermival Costa Lima e Cassiano Gabus Mendes assumiram a responsabilidade e colocaram a emissora no ar, mesmo com duas câmeras, após discussão com o norte-americano. Para alegria de todos, tudo saiu como planejado e a inauguração foi um sucesso. Participaram do show de inauguração Homero Silva, Mazzaroppi, Aurélio Campos, Walter Foster, entre outros.

Quando o show terminou, a equipe da Tupi, que havia ensaiado durante 20 dias, encontrou-se diante de um angustiante problema: o que fazer no dia seguinte ? Nada havia sido preparado.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Como dizem recordar é viver Luiz. Chateaubriand era considerado um cara louco, mas eu admiro e muito a maneira que ele "enfiava a cara" em suas idéias! =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog