9 de dezembro de 2008

Parlamento testa equipamento para cegos

Um equipamento desenvolvido exclusivamente para a Assembléia Legislativa será testado nesta semana. De amanhã (9) até quinta-feira (11) um piso direcional de borracha, que vai do balcão de informações até o Plenário estará à disposição da Associação Catarinense Integração ao Cego (ACIC) e da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), para testar um sensor que capta o calor e transmite informações por um ponto colocado no ouvido do cego.

O protótipo foi desenvolvido pelo psicólogo Fabiano Albino, mais conhecido como Bial, natural de Tubarão, Sul do estado. O inventor explicou que o usuário recebe um sinal de áudio quando se posiciona em uma bifurcação, representada por um T. O sensor fica localizado no teto acima do T. “A idéia central é fazer com que o prédio se comunique com o usuário. Não interfere nada na circulação, apenas quem estiver com o ponto vai ouvir”, esclareceu.

O responsável pelas obras de acessibilidade da Casa contidas no Termo de Ajuste de Conduta, feito entre o Parlamento catarinense e o Ministério Público estadual, o arquiteto da Coordenadoria de Serviços Técnicos, Clerson Larroyd, salientou que a idéia surgiu em uma reunião que aconteceu em maio deste ano. “Na ocasião, Bial mostrou, por intermédio de uma animação, como a ferramenta funcionária. A intenção é dar liberdade e autonomia ao deficiente visual”, continuou.

Por: Denise Arruda Bortolon/Divulgação Alesc
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog