13 de novembro de 2008

Ruby com .Net

Após o sucesso do PHP, do Ruby, principalmente com a plataforma Rails, e do crescimento exponencial de Python, a Microsoft investe para disponibilizar estas novas linguagens também na plataforma .NET. Com a filosofia "desenvolva em qualquer linguagem, desde que seja na minha plataforma", a Microsoft vem gerando cada vez mais recursos para facilitar e fidelizar o desenvolvedor.

As linguagens dinâmicas existem desde 1956, com o Lisp, depois seguidas pelo Fortran, Logo, SmallTalk, PhP, Python, Ruby, JavaScript, entre outras. Diferente das linguagens estáticas, as linguagens dinâmicas não validam o código durante a compilação, mas sim em tempo de execução, podendo ser uma grande vantagem quando é necessário fazer alterações sem muita "burocracia".

Ruby

A linguagem possui algumas características interessantes, na Wikipedia (2008) tem as seguintes informações à esse respeito:

A sintaxe é enxuta, quase não havendo necessidade de colchetes e outros caracteres.

Todas as variáveis são objetos, onde até os "tipos primitivos" (tais como inteiro, real, entre outros) são classes.

Estão disponíveis diversos métodos de geração de código em tempo real, como os "attribute accessors".

Através do Ruby Gems, é possível instalar e atualizar bibliotecas com uma linha de comando, de maneira similar ao APT do Debian Linux.

Code blocks (blocos de código), ajudam o programador a passar um trecho de instruções para um método. A idéia é semelhante aos "callbacks" do Java, mas de uma forma extremamente simples e bem implementada.

Mixins, uma forma de emular a herança múltipla, sem cair nos seus problemas.

Tipagem dinâmica, mas forte. Isso significa que todas as variáveis devem ter um tipo (fazer parte de uma classe), mas a classe pode ser alterada dinamicamente. Os "atalhos" citados acima, por exemplo, se beneficiam da tipagem dinâmica para criar os métodos de acesso/alteração das propriedades.

Linguagens suportadas pela plataforma .NET

Existem uma série de linguagens suportadas pela plataforma .net. Algumas ainda em estado embrionário e não oficial enquanto outras já com apoio oficial da MS. Neste link você confere uma lista desass linguagens.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog