10 de novembro de 2008

Dia da Audição: é melhor abaixar o volume

O hábito de ouvir música nos tocadores de MP3 com volume excessivo tem trazido sérios problemas para os ouvidos, que possuem estruturas muito especializadas e delicadas, responsáveis pela audição.

Os tocadores de MP3 atuais são tão potentes que podem atingir uma intensidade sonora de até 120dB, em seu volume máximo. Para se ter uma idéia, isto equivale à intensidade de uma turbina de avião durante a decolagem!

Além disso, estudos comprovam o risco que os pequenos aparelhos podem trazer. O Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde divulgou no início de outubro deste ano um estudo que comprova que o uso do tocador MP3 com fone intra-auricular (dentro do ouvido) favorece a perda de audição, e que adolescentes e jovens na casa dos 20 anos não perceberiam a diminuição da acuidade auditiva imediatamente.

Os efeitos nocivos da música alta só serão percebidos em uma década ou quando entrarem na casa dos 30 anos, avalia a pesquisa. De acordo com o estudo, os grupos mais expostos a riscos são aqueles que ouvem o tocador MP3 ao menos cinco horas por semana. Porém, os malefícios podem ser notados mesmo para quem ouve apenas 28 segundos por dia de música alta e que boa parte dos jovens ouve música no iPod com sons entre 100 e 115 decibéis, quando o nível recomendado é sempre inferior a 60 decibéis.


Dicas para proteger os ouvidos

Para proteger o ouvido, a Sociedade Brasileira de Otologia dá algumas dicas:

Deixe o volume do tocador de MP3 na metade do volume máximo do aparelho;

Fique atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor;

Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo MP3;

Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição
São pequenas atitudes capazes de produzir grandes benefícios para o ouvido. E dessa maneira você será recompensado com muitos anos de sons agradáveis, prazerosos e memoráveis, apenas cuidando da sua saúde auditiva.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog