12 de novembro de 2008

Evitar atrasos no transporte urbano é tema de trabalho premiado

Texto: Alessandra Meinicke/Estagiário Daniel Zimmermann

Pelo segundo ano consecutivo o trabalho do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da FURB, Luiz Alberto Koehler em conjunto com Werner Kraus Junior e Eduardo Camponogara, ambos da UFSC, conquistaram o prêmio da Confederação Nacional de Transportes – CNT de Produção Acadêmica com o artigo “Controle integrado de prioridade e retenção para um sistema BRT”.

Criado em 1996, o prêmio estimula a descoberta de novas tecnologias e formas de gestão para simplificar a vida do cidadão sem aumentar os custos e que assegurem a produtividade e a competitividade das empresas de transporte.
A Confederação Nacional do Transporte – CNT foi fundada em 28 de janeiro de 1954, com sede em Brasília, Distrito Federal e atua em todo o território nacional. Hoje conta com 60 mil empresas de transporte e 700 mil transportadores autônomos associados.
O trabalho premiado apresenta uma estratégia de controle de retenção para um sistema de transporte urbano tipo expresso ou BRT. O modelo utilizado é determinístico e pressupõe informações em tempo real e dados históricos do sistema. A partir destes dados calcula-se o tempo de retenção de cada ônibus para os pontos dentro do horizonte considerado. O objetivo é a minimização do atraso total dos passageiros.
O artigo será publicado na edição 2009 do livro ‘Transporte em Transformação XII, que reúne os trabalhos vencedores do Prêmio CNT.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog