11 de novembro de 2008

Internet na rede elétrica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu a consulta pública para definir as regras que vão regular a exploração de banda larga via eletricidade no Brasil.

O texto atual aponta que as concessionárias poderão oferecer ao consumidor diretamente planos de banda larga. Há também uma possibilidade entre as concessionárias e as empresas de serviço de banda larga.

No caso do segundo modelo, as empresas tradicionais do mercado de banda larga poderiam oferecer conexão ao usuário, porém explorando a infra-estrutura das elétricas e dividindo receitas com elas.

Ao definir as regras do setor, técnicos da Anatel acompanharam experiências piloto de conexão pela rede elétrica (chamada de PLC, Power Line Communications) em várias regiões do país, como Restinga, em Porto Alegre e Barreirinhas, no Maranhão. Tecnologias em uso no exterior, como modelos de PLC explorados no Texas, Estados Unidos e na Espanha, foram avaliados.
Na próxima quinta-feira, a AES Eletropaulo Telecom vai demonstrar um apartamento com conexão que chega pela rede elétrica. A empresa deverá anunciar na data seu plano de negócio para explorar o serviço.

Para acessar a internet via PLC, o usuário terá que possuir um modem específico. No Brasil, a Panasonic já exibiu alguns modelos de modem capazes de conectar PCs à banda larga só pela rede elétrica.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog