6 de janeiro de 2009

A simbologia do sapato

Atirar um sapato em alguém, no mundo muçulmano é uma das maiores ofensas que se pode imaginar. É sabido que para adentrar a uma mesquita todos os seguires do Islã devem tirar seus sapatos na porta da Mesquita. Sapatos são os protetores dos pés contra as impurezas da terra. Boa parte das coisas ruins e várias doenças adentram em nosso corpo pelos nossos pés. As solas dos sapatos retêm grande parte dessas impurezas. Assim, a simbologia não poderia ser melhor. Uma imensa ofensa ao chefe do império. Além do que chamá-lo ainda por cima de "cachorro", foi duplamente ofensivo.

Esse contexto é toda a simbologia que se poderia ter, de um final mais do que melancólico e dramático do governo mais impopular da história dos Estados Unidos. Que deixa o maior rombo de caixa na maior economia do planeta. Que deixa de legado para todo o planeta o modelo neoliberal, que foi devidamente enterrado com a maior crise da história financeira do mundo. O presidente mais odiado do mundo, que encerra seu mandato em mais 30 dias apenas, mas que ninguém agüenta mais e não se vê a hora de que tudo esteja terminado e que o novo governo tome logo posse, antes que todo o sistema se derreta.

A simbologia não poderia ser melhor. Mais do que vaias ao final do seu impopular mandato, Bush sai sob sapatadas de um jovem combativo comunista e jornalista iraquiano de consciência elevada. Naquela sapatada desferida contra o chefe do império, Al Zaide representava o mundo inteiro. Representava todos os que lutam contra as injustiças, contra as ocupações, contra os ataques covardes que o exército americano praticou e continua praticando contra o povo do Iraque. Se em 2003 a simbologia era contra Saddam - quem não se lembra da derrubada da sua estátua na praça central de Bagdá e as várias chineladas e sapatadas desferidas contra a sua imagem - agora ela se volta contra aquele que se arvorou em ter derrubado um ditador. Mas pagará para toda a posteridade de sua vida, os imensos erros que a sua gestão deixou para o mundo. O povo árabe que o diga. Podemos nos sentir, como disse Gilles Lapouge (Estadão de 16/1/8), de "alma lavada, aliviados". Não é qualquer dia que se presencia dois sapatos sendo atirados contra o presidente dos Estados Unidos.

Certo mesmo está Lapouge com sua conclusão de que vencedor da guerra, Bush, se iguala ao vencido Saddam e o dito "vencedor" é agora vencido por uma sapatada de número 42 partindo de um iraquiano, de um árabe. Pode haver maior simbologia do que isso?

Fonte: Lejeune Mirhan
Presidente do Sindicato dos Sociólogos de São Paulo, Escritor, Arabista e Professor Membro da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabe de Lisboa, Membro da International Sociological
Adital
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Ótimo texto, só falfou citar que Bush foi eleito sob fortes suspeitas de ter manipulado os resultados, de ter sido sua vitória a maior fraude eleitoral dos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Pena é que a simbologia não acertou em cheio, o reporter teve sua razão, parte de seus conterraneos foram dizimado, por causa do petróleo e riqueza do seu país.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. mais esqueceu de dizer quantos dias o nosso Heroi vai ficar descalço, enquanto nos que queriamos fazer o mesmo não tivemos lealdade com nos mesmo. sim não temos que respeitar direitos de bandidos, temos e que ser leais com os nossos filhos sem roupa, sem educação, sem pão, sem saude, será que minha alma ficaria aliviada se eu encontra-se uns governantizinhos F. da P. e Desferi-se umas boas sapatadas. E isto que a maioria dos governantes do Brasil estão mais que merecedores.

    os candidato que elegemos e desferi

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog