Ao todo serão ofertados 13 cursos com diferentes temas relacionados ao processo de internacionalização de empresas.
A partir do dia 16 de outubro, o Sebrae vai disponibilizar cursos gratuitos, on line, direcionados às micro e pequenas empresas interessadas no mercado internacional. No total, serão 26 turmas de 200 inscritos, totalizando 5.200 alunos. Os cursos têm carga horária de 15h a 40h e podem ser concluídos em até 30 dias – o tempo investido é inteiramente determinado pelo empresário interessado.
Dentro do Programa de Internacionalização – que tem como objetivo promover a atuação de forma sustentável das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado externo –, o Sebrae preparou 13 cursos. A intenção é atingir as empresas que têm potencial para investir no mercado internacional ou empresas que já fazem esse trabalho e precisam de um melhor direcionamento.
Segundo a coordenadora do Programa de Internacionalização do Sebrae Nacional, Louise Machado, é importante que os empresários interessados participem, uma vez que as empresas precisam se tornar mais competitivas. “Os cursos vão trabalhar as dificuldades que as empresas têm para acessar o mercado internacional. Para exportar, é preciso um planejamento diferenciado, procedimentos de um plano de marketing, conhecimento das condições de venda e pagamento lá fora, enfim, uma gama de particularidades que fazem toda a diferença”, aponta Louise. Os interessados poderão se inscrever em mais de um curso, já que cada um deles aborda um tópico diferente do processo de internacionalização. As turmas vão ser abertas entre outubro deste ano e agosto de 2010.
A inscrição deve ser feita no site www.internacionalizacao.sebrae.com.br. Após o cadastro, o empresário receberá o convite para entrar no ambiente reservado ao curso, em que estarão disponibilizados os módulos e exercícios, tudo acompanhado por um tutor. “O curso é feito inteiramente pela internet, mas há toda uma interação com o tutor. E o inscrito é quem vai escolher quantas horas diárias ou semanais ele vai investir para concluir o curso”, explica Louise.
A meta do Sebrae é atender 5.200 empresas até o próximo ano. “A idéia é conscientizar as micro e pequenas empresas quanto aos desafios, às vantagens e oportunidades desse processo de internacionalização. Queremos aumentar o número de empresas que exportam, o volume e, claro, a qualidade das exportações das MPE do Brasil”, diz a coordenadora do programa.
Confira os cursos:
Planejamento para Exportar – 20h
Procedimentos para Exportação – 20h
Documentos Utilizados no Processo de Exportação – 20h
Condições de Venda para o Mercado Externo – 15h
A Negociação Internacional – 15h
Pagamentos Internacionais – 15h
Financiamento à Exportação – 15h
Marketing Internacional – 30h
Logística Internacional – 20h
Cursos específicos (setoriais):
Informações Básicas para Exportação – Setor de Confecções – 20h
Informações Básicas para Exportação – Setor de Flores e Plantas ornamentais – 20h
Informações Básicas para Exportação – Setor de Móveis – 20h
Informações Básicas para Exportação – Setor de Software e Serviços de TI – 40h
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Boa informação uiz.
ResponderExcluirUm abraço!
Felipe
Os cursos do SEBRAE são muito bons. Já participei de alguns e aprendi bastante. E o melhor, gratuitos, né!!
ResponderExcluirAbraços
oi
ResponderExcluirSr. Luis
seu blog é bonito demais,
e as bolsa, entao, nossa, quem faz?
estao à venda?
Gostei do assunto do SEBRAE.
Vou ver com mais afinco.
E, o Sr. pode dizer como que faz com os selos , lateral direita?
ficou
excelente!
Oi, Luiz!
ResponderExcluirFiz ao contrário!
Comentei no diHITT primeiro! rsrsrs
Forte abraço da Mary p/ vc! :-)
Olá, Luiz!
ResponderExcluirÉ uma oportunidade muito importante para quem quer iniciar numa ótima profissão é fundamental que realize um curso pelo SENAI que tem um alto nível de empregabilidade em seus formandos.
Abraços
Francisco Castro