17 de dezembro de 2008

Vovó Alda é Homenageada


A deputada Ana Paula Lima (PT), segunda vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, homenageou em sessão solene, na noite de seginda-feira(15/12/2008), uma catarinense de 88 anos com uma rica história de vida e que ainda exerce a atividade de rádio amadora. A homenageada, senhora Alda Schlemm Niemeyer, é radio-amadora e trabalhou como voluntária nas enchentes que castigaram Blumenau na década de 80, sendo conhecida como "Vovó Alda".


Alda Niemeyer foi indicada pela deputada para receber a Comenda do Legislativo Catarinense no evento que acontece anualmente. "Sinto-me honrada de ter a possibilidade de ser a portadora desse justo reconhecimento no Parlamento de Santa Catarina a uma mulher que, com sua determinação, sempre esteve à frente do seu tempo", declarou Ana Paula ao enfatizar a importância da homenagem. O objetivo é homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades que, no campo de suas atividades, realizam ações relevantes e de destaque em Santa Catarina - cada parlamentar pode indicar um nome para receber a Comenda.


História


Com seis filhos, 13 netos e três bisnetos, a senhora Alda tem uma intensa história para contar. Em 1939, foi para a Alemanha para um intercâmbio cultural e lá permaneceu por nove anos, devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Lá fez curso de enfermagem e trabalhou na Cruz Vermelha. Sobreviveu ao pior bombardeio em 1945 (2ª Guerra Mundial), de onde saiu (da cidade de Dresden). Voltou ao Brasil em 1947 – separou-se e logo depois, ficou viúva. Em Curitiba, conheceu e depois casou com o médico Érico Niemeyer – voltou a Blumenau em 1956, onde permaneceu constituindo nova família.


Dedicada a trabalhos assistenciais, teve participação na Sociedade Evangélica de Senhoras – Maternidade Elsbeth Koehler (durante 15 anos), obras das Soroptimistas e ainda é membro do Conselho da APAE. Também é membro de diversas Ligas e Ordens em todo o país e exterior. Em 1976 ingressou no radioamadorismo, e muito contribuiu na grande enchente de 1983, em Blumenau. Ela também tem partcipação cultural, tendo atuado e dirigido o Grupo de Teatro Amador do Centro Cultural 25 de Julho.


Por:Linete Martins

Assessora de Imprensa

Gabinete Deputada Ana Paula Lima
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Muito merecida esta homenagem para nossa colega de rádio Alda. Parabéns Luiz e abraços a todos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog