19 de dezembro de 2008

Software público brasileiro no Open World Forum

As estratégias e políticas voltadas para o desenvolvimento do software livre e aberto no mundo, para o ano de 2020, foram apresentadas durante o Open World Forum realizado na cidade de Paris (www.openworldforum.org). Dentre os sete temas aprovados pela Comissão de Estudos do RoadMap 2020, encontra-se o caso de sucesso do Software Público Brasileiro. Os temas que fazem parte do RoadMap foram analisados por especialistas de mais de 20 países.

A experiência brasileira foi escolhida como uma das melhores práticas existentes no mundo para adoção de software livre no setor público. Assim como os demais temas, o caso do software público terá uma avaliação anual até o ano de 2020, no intuito de acompanhar a evolução da experiência bem como os seus resultados positivos e negativos.

O documento foi apresentado na cerimônia de encerramento do evento, no dia 02/12, quando cada representante dos sete temas aprovados fizeram uma breve descrição de suas perspectivas futuras para o software livre e aberto. O conteúdo do RoadMap será muito últil para aqueles que pretendem conhecer mais sobre os caminhos previstos para o software livre nos próximos 10 anos. Uma das recomendações reforça a necessidade de um modelo de negócios e propõe ações concretas para estruturar tal modelo.

O RoadMap tem a participação de pesquisadores de diversos países da Europa, indianos e brasileiros. Pelo Brasil contribuíram o professor Rogério Atem, do CEFET de Campos e Bruno Souza, da SUN e comunidade Java. O caso brasileiro foi apresentado pela professora Christiana Freitas, da UNB e Corinto Meffe, coordenador do Portal do SPB.

O material foi publicado em inglês mas o conteúdo do tema 7, que descreve o caso brasileiro, pode ser obtido em português no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/estudo-sob
A primeira versão completa do Roadmap 2020 pode ser baixada, em inglês, do endereço:http://www.openworldobservatory.org/download/owf_roadmap_20020.pdf
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog