20 de dezembro de 2008

Faça seu verão saudável e feliz!

Sol, praia e calor, sem dúvida uma bela combinação que faz do verão a estação mais alegre do ano, se não para todos,  pelo menos para um número muito grande de pessoas. No entanto, é também uma das estações que mais preocupam em relação a saúde.

Especialistas alertam que este é um dos períodos que mais exige atenção e cuidados com o organismo. O sol em excesso pode causar queimaduras dolorosas e irreversíveis na pele. Além disso, as células da pele têm memória, isso quer dizer que os danos são cumulativos. Não adianta deixar para cuidar-se melhor mais tarde, os danos causados pela exposição solar excessiva na infância e adolescência poderão manifestar-se somente, após vários anos.

Queimaduras solares dolorosas na infância podem levar ao envelhecimento prematuro da pele e ao aparecimento de câncer cutâneo na idade adulta. Por isso é muito importante proteger a pele desde a infância. Para curtir o verão de forma saudável, algumas dicas são importantes.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária o protetor solar é um dos itens a ser observados na prevenção dos males causados pela radiação solar, porém sua simples utilização não garante a total prevenção, e nem significa que podemos nos expor ao sol o tempo todo, e além disto, o produto tem que ser utilizado corretamente.

Recomenda-se escolher o produto adequado ao seu tipo de pele, e que tenha no mínimo, Fator de Proteção Solar(FPS) 15.  Siga as recomendações expressas na embalagem, bem como o número de registro do produto no Ministério da Saúde, além do modo de uso e necessidade de reaplicação. De qualquer forma é recomendável evitar expor-se ao sol no período entre 10 e 16 horas.

Mantenha-se hidratado, bebendo bastante líquido, especialmente água ou bebidas isotônicas e sucos naturais. Prefira uma alimentação leve, como frutas, saladas e sorvetes.

Se você se descuidou e já está com a pele avermelhada e ardendo, deve tomar banho frio com duração de 10 a 15 minutos, utilizando sabonete neutro. Após o banho aplique um hidratante sem álcool, para não irritar a pele. Em caso de dor evite o sol por durante um ou mais dias. Caso a pele já apresente bolhas procure assistência médica. Nunca se deve usar produtos caseiros ou pomadas sobre as queimaduras.

Outra recomendação para o verão é usar roupas folgadas de tecidos leves e claros. É importante, também incluir no figurino, um chapéu ou boné. Não esqueça também, os cuidados com a dengue, eliminando os focos de água parada.

Lembre-se o sol não traz só risco, ele é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Portanto, tomar sol com frequência também é uma questão de saúde. O sol faz bem se aproveitado de forma correta.

Acessoria: Andreia Augsburger de Moura/ Farmacêutica.




Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. O verão é uma das melhores estações do ano mas temos que ter cautela para não ter problemas de exposição demasiada entre tantos outros .

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog