16 de dezembro de 2008

Uso racional da água na cultura do arroz

O projeto Tecnologias Sociais Para a Gestão da Água entrou na fase final com a realização da terceira oficina, no dia 9 de dezembro, no município de Araranguá. O encontro contou com cerca de 100 participantes, a maioria membros de cooperativas agrícolas, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional local e do escritório regional da Epagri de Araranguá.

O coordenador do setor de recursos hídricos da Epagri/Ciram, Gerson Conceição, compareceu à oficina. Ele explica que o objetivo é oferecer os instrumentos e conhecimentos necessários para que a comunidade local possa assumir plenamente a governança da água. O projeto foi iniciado em março de 2007 e encerra suas atividades em março próximo, quando a comunidade estará apta a administrar o uso racional da água, esclarece Conceição. A proposta é financiada pela Petrobrás Ambiental e tem a participação da UFSC e Embrapa, além da Epagri.

A Epagri tem participação marcante em dois dos desafios do projeto. Um deles é propiciar o manejo adequado da irrigação e sistemas orgânicos de cultivo do arroz, com monitoramento de água, visando a redução de seu uso na agricultura e assegurando sua qualidade. Nesse sentido, foram implantadas unidades piloto em áreas de produção de arroz orgânico e convencional, além de estações hidrológicas e equipamentos para avaliação da quantidade e qualidade da água. Conceição explica que o objetivo é capacitar os produtores a fim de traduzirem as informações contidas nos modelos hidrológicos e meteorológicos, para que elas possam ser usadas em benefício da redução do desperdício.

A cultura do arroz na bacia do Rio Araranguá utiliza entre 80% a 90% da demanda hídrica total. É possível produzir a mesma quantidade de arroz economizando entre 20% e 50% do consumo de água, com a adoção de novas técnicas por parte dos rizicultores. Essa economia seria suficiente para abastecer 970 mil pessoas durante um ano, o que representa 2,4 vezes a população da bacia do Rio Araranguá.

Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog