14 de março de 2013

Oito regras de ouro para preservar a saúde dos rins

Com atividades de prevenção, palestras e exames, foi comemorado hoje (14) o Dia Mundial do Rim. Em São Paulo profissionais de saúde fizeram atendimentos em 13 unidades básicas de Saúde e no Hospital do Servidor Público Estadual.

Em Brasília, o atendimento começou às 11h e foi até 18h no shopping Conjunto Nacional. O lema da campanha deste ano é “Pare de Agredir Seu Rim”. A data será lembrada pela cor amarelo ouro. Alguns monumentos e edifícios importantes do Brasil estão iluminados com esta cor.

Em entrevista à Agência Brasil o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Daniel Rinaldi dos Santos, disse que os objetivos da campanha são “chamar a atenção da população para a doença e despertar o interesse para que todos se protejam da doença renal”.rins

Segundo o médico, as principais causas da doença renal crônica são a pressão alta e o diabetes. Ele alertou que, quando o paciente não procura tratamento, o rim perde suas funções. “O indivíduo com doença renal passa a sentir mal-estar geral, anemia, fraqueza, edema, pressão de difícil controle, até que chega uma fase em que ele não consegue sobreviver sem a diálise, procedimento usado para a purificação do sangue de pacientes renais. Com a campanha, nós queremos evitar que o indivíduo chegue a essa fase”.

Rinaldi disse que existem “oito regras de ouro” para preservar a saúde dos rins: “ beber muita água; tratar bem a pressão arterial; controlar o açúcar no sangue; fazer uma dieta adequada; perder peso, caso a pessoa esteja com sobrepeso; evitar o excesso de sal na dieta; fazer exercícios físicos regularmente; não fumar e não tomar remédios sem orientação médica.”

Em Brasília, o paciente que procurou atendimento hoje mediu a pressão arterial e a circunferência abdominal e também recebeu orientação médica de prevenção.

Fonte: Agência Brasil

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog