9 de maio de 2009

Jogos de Cartas: A pontuação no Tute

Dando continuidade ao artigo Jogos de Cartas: Conheça o Tute, trataremos agora da pontuação. No Tute, os pontos são contados após o término de cada uma das vazas. Além das cartas com valores especiais, existem combinações de cartas que valem pontos para a contagem final: são os acuses ou  cânticos  e a última vaza.

Acuse é a combinação de Rei e Cavaleiro. do mesmo naipe, na mão do jogador. Quando essas duas cartas são do naipe do trunfo. o jogador deve acusar ou cantar as quarenta que é o número de pontos que vale essa combinação. Quando o acuse, Rei e Cavaleiro não forem do naipe de trunfo, este é chamado de acuse de vinte, pois vale vinte pontos. O jogador deve comunicar o acuse  antes de descartar qualquer dessas duas cartas.

O jogador que ganhar a última vaza do jogo ganha 10 pontos, prêmio que é chamado de dez últimas. Ganhar a última vaza é muito importante, pois além do dez pontos, se houver empate entre dois jogadores, será vitorioso aquele que tiver ganhado a última vaza.

O número de pontos possíveis numa mão de Tute, depois de jogadas todas as vazas, varia de acordo com os jogos que foram feitos:

130 pontos - em uma mão sem acuses (120 pelas cartas - Ases, Três, Reis, Cavaleiros e Valetes mais 10 pela última vaza).

150 pontos - mão com um acuse  de 20.

170 pontos - mão com acuse de 40 ou dois acuses de 20.baralhoesp

190 pontos - mão com três acuses  de 20 ou um de 40 e um de 20.

210 pontos - mão com dois acuses  de 20 e um de 40.

230 pontos - mão com três acuses de 20 e um de 40.

Porém, o maior de todos os jogos possíveis é o Tute, que é feito quando o jogador consegue reunir em sua mão quatro Reis ou quatro Cavaleiros. Essa combinação, que é o maior objetivo do jogo, não vale pontos, mas sim a partida. O jogador que conseguir essa combinação é considerado o vencedor, independente do total de pontos já alcançados por qualquer jogador. Quando consegue um Tute, o jogador deve cantá-lo, isto é, anunciá-lo em voz alta.

Além dessas regras gerais, cada variante do Tute tem algumas regras específicas, mas trataremos disso em um próximo artigo.

Leia Também:

Jogos de Cartas: As variantes do Tute

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog