5 de maio de 2009

Arte terapia auxilia pacientes

Com o objetivo de proporcionar aos portadores de transtornos mentais meios e condições para desenvolverem melhor sua capacidade motora, proporcionando a reinserção ao convívio social, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina, realiza o trabalho de Arte Terapia.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Suzana Francioni, é fundamental o espaço para a Terapia Ocupacional e Arte Terapia. “Entendemos que essas duas atividades são de suma importância para o tratamento dos pacientes, uma vez que através desses trabalhos eles amenizam as angústias que estão vivendo e reorganizam sua convivência sócio-familiar, ajudando na manutenção do equilíbrio emocional, por meio de atividades de produção”, ressalta. arteterapia

Professora de Artes há seis anos no CAPS, Teresinha Blasio Wiggers, diz que é uma satisfação poder proporcionar momentos de paz para os pacientes. “A Arte Terapia promove um espaço onde o paciente tem a liberdade para expressar suas emoções através da arte, seja ela uma pintura, um recorte ou mesmo montagem. É nesse momento que ele vai usar todo o sentimento para transformá-lo em arte”, explica.

Para Salete Souza Bresciani, 62 anos, paciente há três anos com tratamento para depressão, a arte ajuda a distrair e passar o tempo sem pensar em coisas negativas. “Pintar e costurar, para mim é o melhor remédio”.

O secretário de Saúde, Roger Augusto, visitou o grupo e ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos. “Elas estão de parabéns. Vamos expor estes trabalhos e toda a população poderá conferir a produção dos artistas”, destaca.   

Fonte: Secom/PMT

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog