17 de maio de 2009

Jogos de Cartas: As variantes do Tute

Este artigo encerra a série sobre o jogo de cartas Tute. Esta última parte é sobre as variantes de jogo. Caso você não tenha acompanhado, os dois outros artigos são: Conheça o Tute e A pontuação no Tute e como o Tute é jogado com o baralho espanhol é interessante ler também O Baralho Espanhol. Bem vamos conhecer algumas variantes do Tute:cartazEsp

Tute Corrente

Esta é a mais antiga variante do Tute, e deve ser jogada por apenas dois jogadores. Cada jogador recebe seis cartas, que podem ser distribuídas uma a uma ou de três em três. As cartas restantes formam um monte voltadas com as faces para baixo. O mão começa descartando uma carta aberta, que marcará o trunfo da partida, e seu adversário também fará um descarte, não sendo obrigado a seguir o naipe, caso em que, a menos que jogue um trunfo, não ganhará a vaza. O jogador que ganhar a vaza, com a carta mais alta ou com o trunfo, recolhe as cartas, deixando-as fechadas ao seu lado. A carta que marca o trunfo, entretanto, deverá ficar aberta à frente do jogador que ganhou a primeira vaza e este jogador será o mão da próxima vaza.

Nas vazas seguintes, o mão tira uma carta do monte e joga uma carta aberta na mesa, e o jogo prossegue dessa forma até que o monte se esgote. Quanto isto acontecer, cada jogador terá seis cartas na mão, e a partir daí torna-se obrigatório seguir o naipe do mão. Se o jogador não puder seguir o naipe e tiver cartas de trunfo ele é obrigado jogar uma delas. Os acuses de 20 ou 40 e os Tutes de Reis ou Cavaleiros (veja A pontuação no Tute) só podem ser cantados pelo jogador que ganhou pelo menos uma vaza e somente um jogador poderá cantar na mesma vaza.

A partida será ganha pelo jogador que cantar um Tute de Reis ou Cavaleiros, ou pelo jogador que conseguir 101 pontos ou mais. Caso nenhum jogador consiga atingir os 101 pontos joga-se uma nova rodada. O carteador será aquele que ganhou o dez de últimas  na rodada anterior, e são mantidas as mesmas regras. Será vencedor o jogador que conseguir chegar a 101 pontos, contando com os pontos da rodada anterior.

Assim que chegar aos 101 pontos o jogador deve anunciar esse fato. Porém, isso requer muita atenção, pois é proibido olhar as vazas fechadas que ele ganhou nesta segunda rodada devendo guardar na memória os pontos acumulados. Caso um jogador anunciar os 101 pontos e estiver errado o vencedor será o adversário. Se os dois jogadores cantarem os 101 pontos ao mesmo tempo, será vencedor aquele que tiver ganhado o dez de últimas, mesmo que o adversário tenha mais pontos.

Tute Americano

Também é para dois jogadores, e utiliza as mesmas regras do Tute Corrente, com as seguintes diferenças:

Distribuem-se oito cartas para cada jogador e a décima sétima carta marca o trunfo, sendo colocada na mesa com a face voltada para cima, metade dela abaixo do monte restante. Ao final da mão ela será comprada pelo último jogador. Na primeira vaza o mão é obrigado a seguir o naipe do trunfo.

Quando termina o monte de cartas da mesa, o jogador é obrigado a assistir  o naipe, caso não tenha ele é obrigado a cortar  com trunfo. Isto vale para as oito última vazas.

O jogador que não puder assistir o trunfo em uma vaza é obrigado a comprar cartas do monte até que obtenha um trunfo. Estas cartas serão deixadas ao lado, fechadas, e só poderão ser jogadas no final.

Nesta variante não valem o Tute de Reis ou Cavaleiros, sendo que o vencedor será o jogador que conseguir 121 pontos ou mais.

Tute Habanero

Utiliza as mesmas regras do Tute Americano, tento como novidade o Capote. Trata-se de uma jogada especial que consiste em um jogador ganhar todas as oito últimas vazas. Para fazer isto o jogador deve declarar esta intenção no início destas rodadas e caso não consiga seu adversário será o vencedor. É muito difícil dar o Capote, pois é preciso memorizar as cartas especiais e os trunfos já jogados, para ter certeza que vai conseguir.

Tute de Leilão

Esta variante é para três jogadores, sendo considerado o jogo mais elaborado e difícil de todos praticados com baralho espanhol. Na Argentina e em outros países da América do Sul ele também é conhecido como Tute de Remate. São utilizadas para esta variante 36 cartas, retirando-se os 2,8 e 9 de todos os naipes e são distribuídas doze cartas para cada jogador.

Após a distribuição das cartas é feito um leilão. Cada jogador avalia suas cartas e calcula mentalmente o número de pontos que poderá alcançar. O jogador que declarar o maior número de pontos será o vencedor do leilão e escolherá o trunfo. Os outros dois adversários jogarão contra ele, tentando impedi-lo de alcançar o objetivo. Geralmente é fixado 60 pontos como o mínimo a declarar e quem começa a declaração é o mão, que dirá passo, caso ache que não poderá chegar a este número. Caso a declaração for superior a 60 pontos deve ser feita sempre com números múltiplos de cinco. O jogador seguinte ao mão deverá fazer uma declaração superior ao do mão ou passar sendo este o mesmo procedimento do terceiro jogador. Caso os três jogadores não conseguirem o mínimo de 60 pontos as cartas são recolhidas e distribuídas novamente.

Se um jogador fizer uma declaração mínima, e perder, ele pagará a cada adversário o valor desta declaração, ou seja, 60 pontos, e se ganhar recebe o mesmo valor de cada um dos adversários. Durante o jogo é obrigatório assistir, montar, cortar, pisar e o contra-corte. Só é permitido fazer um acuse  a cada vaza ganha, sempre os de 40 antes dos de 20.

Tute de Duplas

Esta variante é para quatro jogadores, divididos em duas duplas. Os parceiros devem sentar-se à mesa um de frente para o outro. São distribuídas dez cartas para cada jogador e o carteador abrirá a última carta que designará o naipe do trunfo. As regras são as gerais do Tute, com a diferença, que a cada vaza ganha pela dupla, os parceiros podem cantar um acuse,  mas apenas um por vaza. O jogo será ganho pela dupla que fizer mais pontos.

Leia Também:

Jogos de Cartas: Conheça o Tute

Jogos de Cartas: A pontuação no Tute

Jogos de Cartas: O baralho espanhol

Jogos de Cartas: Saiba como nasceu a paciência

Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. boa de ensinar o tute.aqui eh o unico lugar de tute em portugues.
    odia traduzir o tresillo e o hombre?nao existe na internet ainda, seria util.
    obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog