5 de maio de 2009

RPG tem efeitos comprovados no tratamento da dor

Por mais que a pessoa tente corrigir alguns hábitos posturais quando lhe é chamada à atenção ou até mesmo quando algum tipo de dor, decorrente da má postura, começa a aparecer, se não houver disciplina, não demora muito para que se retorne à prática os hábitos errados. Geralmente quando se fala em correção postural, o que vem à mente é a maneira correta de sentar, caminhar ou questões de estética. No entanto, a fisioterapeuta, Luana Wulfing, integrante da equipe multiprofissional da Clínica de Ortopedia e Traumatologia Reichmann, explica que a maioria das pessoas utiliza o corpo sem conhece-lo e sem pensar nas repercussões de cada atitude.

“A postura envolve todo o corpo de forma global e funcional. Se tivermos algo no nosso corpo que esteja mal alinhado, sofrendo sobrecargas, ou mal estimulado podem ocorrer descompensações desorganizando o corpo como um todo e levando a alterações funcionais, estéticas e sintomas como dores generalizadas”, aponta.rpg

A fisioterapeuta, responsável pela RPG, na Clínica Reichmann, reforça que o auto conhecimento corporal e postural é um processo evolutivo constante na vida do ser humano, desde a infância, adolescência e fase adulta. “No momento em que não temos ou perdemos este conhecimento, por determinadas situações, sejam elas genéticas, hereditárias, traumáticas, emocionais entre outras, estamos diante de uma situação favorável à alterações posturais e funcionais, em que o corpo não percebe o que está ocorrendo com ele ; mas o corpo fala e avisa e nós não percebemos. Esta falta de percepção é que ocasiona várias alterações” enfatiza.

Luana explica que não é apenas a má postura que desencadeia alterações no corpo, mas que o sedentarismo também pode agravar a situação. “De Homo erectus nos transformamos em Homo sentadus”, brinca a fisioterapeuta. "São horas e horas na mesma posição. E quase sempre na posição errada. Os músculos formam uma cadeia e funcionam de forma interligada. Quando são mantidos estáticos, encolhidos, vão se adaptando e encurtando. O resultado disso é a dor."

As patologias que surgem no corpo devem ser observadas por uma equipe multidisciplinar, composta por médico ortopedista e fisioterapeutas especializados, que juntos buscarão identificar as reais necessidades e apontar a melhor alternativa de tratamento, utilizando técnicas como: RPG, Pilates, Manipulação Vertebral/Osteopatia, Terapias Manuais, Cinesioterapia, Eletroterapia.

Uma das alternativas para reabilitação do paciente é a RPG, uma técnica desenvolvida na França e disseminada pelo mundo. Baseada em oito posições diferentes, que são treinadas durante sessões de até uma hora, uma vez por semana, o paciente reaprende a postura correta e livra-se das dores.

“As dores de colunas são um exemplo clássico entre os problemas que podem ser resolvidos com a RPG. A técnica oferece resultados impressionantes no tratamento de hérnia de disco, quando essas estruturas que fazem parte de amortecedores entre as vértebras "saem do lugar" “, explica a fisioterapeuta Luana Wulfing.

A RPG tem efeitos comprovados no tratamento das mais variadas enfermidades causadoras de dor. A técnica é indicada em casos de: Escolioses, Hiperlordose, Hipercifose, Hérnia de disco, Torcicolo, Lombalgias, Cervicalgisa, Artrose, Bursites, Asma e Bronquites, Joelho varo e Valgo, Pé plano e Cavo, Dores Musculares, Stress e Enxaquecas.

Texto de : Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Quando eu vi no ocioso eu relmente pensei que fossem jogos ö-ö

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog