5 de maio de 2009

Consulte seu FGTS pela internet

Na última quinta-feira (30/04) entrou no ar o sítio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O portal www.fgts.gov.br reunirá informações sobre o FGTS e subsidiará trabalhadores, empregadores, estados, municípios, agentes financeiros e a imprensa em assuntos referentes ao fundo. O sítio objetiva ainda ser fonte primária de notícias e ampliar a governança em sua gestão. Além de informações gerais do FGTS, o sítio apresentará links específicos para o trabalhador e para o empregador.

Os trabalhadores poderão também verificar o saldo, obter o extrato de suas contas vinculadfgtsas e realizar alteração de endereço. O site oferecerá ainda o serviço de mensagens no celular com dados sobre movimentações ocorridas na conta vinculada do cidadão.

O empregador ficará por dentro de toda a legislação vigente do FGTS, terá acesso ao SEFIP/GRF (aplicativo para consolidação de dados cadastrais e financeiros da empresa e de seus trabalhadores), obterá informações para quitação de débitos, realizará consultas do certificado de regularidade, entre outros serviços.

Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a ferramenta é um presente aos trabalhadores às vésperas do Dia Internacional do Trabalho. “O Conselho Curador do FGTS lembra aos cidadãos que se beneficiam dos recursos do FGTS, seja para habitação, saneamento básico ou infra-estrutura, que o fundo é patrimônio dos trabalhadores brasileiros”, diz.

Segundo a presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, o sítio é um portal de serviços desenvolvido especialmente para atender as necessidades do trabalhador brasileiro e tirar as principais dúvidas sobre o FGTS. “A página eletrônica é um exemplo de transparência na gestão e execução do FGTS”, afirma a executiva.

Os cidadãos terão à disposição relatórios sobre arrecadação e saques e poderão acompanhar o total de contratações em obras de saneamento, infra-estrutura e habitação por estado e município. Os internautas poderão consultar, também, documentos de gestão e demonstrações financeiras, ampliando a transparência e visibilidade dos recolhimentos e aplicações dos recursos do FGTS.

O sítio do FGTS disponibiliza ainda um link da ouvidoria, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O internauta poderá fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações do FGTS. O endereço eletrônico é www.fgts.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog