7 de maio de 2009

Apesar do incêndio na Aurora, produtor de leite não é prejudicado

A Coopercentral Aurora continua recebendo e processando leite produzido pelas famílias rurais cooperadas de todo o oeste catarinense. O incêndio que destruiu parcialmente, no último dia 30, a indústria de processamento de leite da cooperativa, no município de Pinhalzinho, Não determinou a suspensão das operações com leite. “Para o produtor rural nada mudou: ele continua produzindo e ganhando pelo leite recolhido pelas cooperativas agropecuárias e entregues à Coopercentral”, esclareceu o presidente Mário Lanznaster.

Os 600.000 litros de leite que a Aurora recebia e processava diariamente foram transferidos para industrialização em empresas parceiras ou estão sendo comercializados diretamente no mercado. A partir de segunda-feira, dia 11, a indústria volta a operar parcialmente, mas a recuperação total levará mais tempo, possivelmente 10 a 12 meses.foto7

“O importante é que os produtores rurais continuarão entregando o produto normalmente e recebendo pelo seu trabalho, sem qualquer problema”, tranqüilizou Lanznaster.

A bacia leiteira formada pela área de atuação da Aurora gera 3,5 milhões de litros por dia, 25% dos quais é produzido dentro do sistema cooperativista. A indústria é alimentada por 14.400 produtores associados a um grupo de onze cooperativas filiadas à Aurora: Cooperalfa, CooperA1, Copérdia, Coperio, CooperAuriverde, CooperItaipu, Cotrisal, Colacer, Coopervil, Camisc e Cotrel.

Os técnicos da Aurora estão trabalhando intensamente para reorganizar o layout da planta industrial e reiniciar a operação. Na próxima semana será reativada a linha de leite longa vida integral (UHT).

O sinistro ocorrido no laticínio ainda está sendo objeto de perícia técnica. O fogo destruiu o principal núcleo de industrialização – fabricação de queijos, sala de fatiamento, câmara de estocagem, concentração de soro, pasteurização e elaboração de requeijão e manteiga, almoxarifado e sala de embalagens – e consumiu totalmente uma área de 6.000 metros quadrados. Ali funcionavam equipamentos importados de última geração que dependem de negociação, aquisição e importação. A área total da planta é de 40.000 metros quadrados.

O presidente Mário Lanznaster também esclareceu a situação dos empregados. A indústria da Coopercentral é totalmente automatizada e emprega 329 trabalhadores: a Aurora fará remanejamentos para outras unidades do grupo – situadas em Maravilha, São Miguel do Oeste e Chapecó – com o objetivo de evitar demissões.

A INDÚSTRIA

A unidade da Coopercentral Aurora é considera a maior e mais avançada indústria de produtos lácteos do país. A planta está instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade inicial de processamento de 600 mil litros de leite por dia. Antes do sinistro, a previsão era passar a 2 milhões de litros/dia no fim de 2009. O investimento total atinge R$ 160 milhões de reais.

A indústria ainda está em obras, pois a segunda fase entra em operação no segundo semestre deste ano, quando estará concluído o sistema de produção de leite em pó (somente para secagem serão utilizados 650.000 litros/dia e 750.000 litros/dia de soro). Nessa fase, a recepção diária estará em 2 milhões de litros e o número de empregos em 370 diretos.

Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Que bom que o incêndio não foi tão destrutitvo assim. Tomara que a empresa se recupe. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog