11 de janeiro de 2009

Visita virtual pode ajudar paciente internado na UTI ?

Segundo Silvia Chaves, coordenadora administrativa do Hospital Dr. JK de Brasília, sim. Leia a reportagem e saiba mais.

Os pacientes submetidos a cirurgias de grande porte ou de alta complexidade muitas vezes demandam internação em Unidade de Terapia Intensiva para monitorização constante, até que estejam aptos a seguir para enfermaria ou apartamento. Na UTI, com o objetivo de garantir a segurança, as visitas são restritas. Mas, um hospital de Brasília, o Dr. JK, decidiu minimizar a distância entre o paciente e seu núcleo familiar e social, através do serviço de Visita Virtual.

A novidade, que permite a comunicação entre pacientes internados e pessoas em qualquer lugar do planeta, utiliza o sistema WebEx. O contato é feito por meio de um notebook, devidamente preparado pela equipe de TI da instituição, que é levado ao leito em horário previamente agendado. O comunicação contempla imagem e áudio.

"A Visita Virtual ajuda na recuperação porque reduz a sensação de isolamento e o impacto psicossocial da internação em UTI", destaca Silvia Chaves, coordenadora administrativa do Hospital. A maior parte dos pacientes quer estar mais próxima da família, mas a executiva destaca que alguns aproveitam o recurso para estabelecer contato com colegas de trabalho.

Cada sessão de Visita Virtual tem duração de aproximadamente 40 minutos. O serviço é gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para fazer a solicitação é preciso contatar à equipe de enfermagem e contar com a liberação médica. "Inicialmente, apenas pacientes em Terapia Intensiva podem desfrutar da comodidade. Dado o impacto positivo, em 2009 o serviço será ampliado para todo o Hospital", antecipa Silvia.

Fonte:
Carla Furtado
AthenaPress
Unidade do Grupo Athena
(61) 3326 2066 e 8473 3509
athenapress@grupoathena.com.br
www.grupoathena.com.br
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Caro Luiz,
    Você está sempre divulgando serviços de utilidade publica interessantes, muito boa a sua postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog