16 de janeiro de 2009

Telescópio é atração nas praias de Florianópolis

Nas noites do mês de janeiro, telescópios e lunetas proporcionarão uma visão diferente do céu a visitantes e moradores das praias de Florianóplis. De 19 a 25, o Grupo de Astrofísica e o Grupo de Estudos de Astronomia, ambos ligados à UFSC, percorrem Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Joaquina, Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Armação do Pântano do Sul, oferecendo ao público a oportunidade de observação de estrelas e planetas.

As atividades integram a semana de abertura do Ano Internacional da Astronomia, que será comemorado em 2009 como uma homenagem aos 400 anos desde as primeiras observações telescópicas dos corpos e fenômenos celestes realizadas pelo cientista italiano Galileu Galilei. O Ano Internacional propõe uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano.

“O telescópio que usaremos é um Meade. É um telescópio amador, mas já dá para ver coisas de tirar o fôlego”, instiga Alexandre Zabot, doutorando em Física na UFSC, membro do Grupo de Astrofísica. Há vários anos essa equipe desenvolve o projeto de extensão ´De Olho no Céu de Floripa`, proporcionando observações astronômicas nas noites de quarta-feira, no Observatório da UFSC. Para comemorar o Ano Internacional da Astronomia essas atividades serão intensificadas e diversificadas.

Outra equipe que levará equipamentos para as praias de Florianópolis é o Grupo de Estudos em Astronomia (GEA). Também há vários anos, todas as sextas-feiras, esse grupo formado por astrônomos amadores promove palestras no Planetário da UFSC. O GEA é uma entidade sem fins lucrativos, destinada ao estudo de Astronomia. Mantém um acordo de cooperação técnica com o Departamento de Geociências da UFSC e atua no Planetário da universidade. Este ano suas ações também serão intensificadas em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia.

As atividades que serão realizadas pela UFSC fazem parte de um projeto que integra diferentes grupos da universidade. A proposta foi aprovada pelo CNPq dentro do ´Programa Especial de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia`. O projeto permitirá à universidade agregar os trabalhos destas equipes envolvidas com trabalhos de ensino, extensão e pesquisa relacionada à Astronomia, intensificando a divulgação desta que é uma das mais antigas ciências.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog