Muita vezes, cometemos o erro de pensar que a aprendizagem começa apenas na escola. no entanto, o processo de aprendizagem e desenvolvimento tem início a partir do momento em que a criança começa a interagir com o meio social e cultural no qual vive.
A sala de aula não é o início do aprendizado. A criança, quando chega à escola, já possui conhecimentos acerca da construção de hipóteses e sobre o mundo, ou seja, já adquiriu conhecimentos através do processo da educação informal.
Contudo, é na escola que acontece a educação formal, ela é uma instituição social que exerce a função pela educação sistemática de crianças, jovens e adultos, buscando fazer esta mediação através do ensino sistemático, organizado e planejado.
A criança, desde o seu primeiro dia de vida, está exposta aos elementos culturais produzidos historicamente e à presença do outro, como agente mediador, entre ela e o mundo. Deste modo, ela encontra-se envolta num processo de aprendizagem e desenvolvimento. Embora esta ação não seja planejada de forma sistemática, com teorias e métodos científicos, a criança aprende a falar, a gesticular, adquire conhecimento sobre os objetos que a rodeiam, utiliza os utensílios domésticos( garfo, faca, copo, etc), se comportando de acordo com suas necessidades e possibilidades.
Assim a educação informal assume também um papel importante no aprendizado e desenvolvimento do ser humano. O cotidiano vivenciado, experienciado e observado pela criança produz aprendizado e desenvolvimento e vivencia um conjunto de experiências e opera sobre todo o material cultural.
Calendário do SISU: Tudo o que Você Precisa Saber sobre as Datas Importantes
-
Você está se preparando para o SISU e quer entender melhor as datas e
etapas desse processo? Então você está no lugar certo! O Sistema de Seleção
Unificada...
Há 4 semanas
O erro está justamente em achar que a educação começa na sala de aula. Concordo que a educação começa a partir do momento em que ela interage com o meio social e cultural no qual vive, ainda que seja uma educação "informal"...
ResponderExcluirÓtimo texto"
Abraços!
O problema é que muitas pessoas não pensam assim achando que a responsabilidade é só dos professores.
ResponderExcluirDepois de 25 anos em sala de aula, concordo com o Luiz que diz:"O problema é que muitas pessoas não pensam assim achando que a responsabilidade é só dos professores."
ResponderExcluirMas ainda acho que a vivência da criança e do jovem no lar e na comunidade em que vive, são muito mais fortes na influência exercida sobre ele.
Pelas novas diretrizes da política educacional, a escola tem como função dar condições cognitivas e emocionais ao aluno para absorver,interpretar e concluir as informações que recebe o tempo todo.
Só precisamos agora alinhar os procedimentos que nos levarão a esse resultado.
Penso que esse é um trabalho árduo e talvez longo, mas ainda acho que haverá uma mudança de mentalidade.
Porém, ainda acho que estão esquecendo de dar responsalidade a família pela formação do jovem, mas essa é só a minha opinião.
Ótimo texto!
Concordo com você Sandra, a família é o melhor alicerce da educação. mas como nem sempre a família é consciente disto o ideal seria orienta-las.
ResponderExcluirGrande abraço
Olá Luiz,
ResponderExcluirInteressante notar também que, uma vez que a criança entra no ensino formal, parece que se cria automaticamente o pensamento de que aprendizagem é algo restrito a aquele lugar e momento. Fora da escola, só se for tarefa de casa. De qualquer forma, preferencialmente a quatro paredes.
um abraço
Augusto