13 de janeiro de 2009

Museu da Colonização retratará vida dos pioneiros

O Museu da Colonização será inaugurado na abertura da maior exposição-feira de difusão tecnológica de Santa Catarina – o Itaipu Rural Show – uma iniciativa da Cooperativa Regional Itaipu que tem como cenário o município de Pinhalzinho, no período de 28 a 31 deste mês de janeiro. Cento e cinqüenta empresas exibirão os últimos avanços da ciência e da indústria fornecedora de insumos para o agronegócio, atraindo um público de 30 mil produtores e empresários rurais. Serão fechados negócios da ordem de 10 milhões de reais.

O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, expôs que o Museu recuperará e preservará a identidade das etnias, a história de pioneirismo e desbravamento da região pelos imigrantes italianos, alemães e poloneses que colonizaram a região. “A compreensão da história contribui para a construção do futuro”, assinala.

Para sede física do Museu, a Cooperitaipu investiu na construção de uma casa típica do período da colonização, com 366 metros quadrados de área construída em três pavimentos. A base é de pedra e a estrutura é de madeira. O acervo inicial terá cerca de 200 peças, entre utensílios domésticos e máquinas e equipamentos utilizados pelos colonizadores. As peças foram obtidas através de doação das famílias rurais associadas à Cooperitaipu. Esse conjunto estará disposto de forma a mostrar aos descendentes como os antepassados viviam a cerca de um século e meio atrás.

As peças começaram a surgir com o programa De Olho na Qualidade, que o Sebrae, o Senar, o Sescoop e a cooperativa desenvolvem nas propriedades rurais desde 1998. O programa tem uma etapa chamada “descarte” em que trata da destinação de bens inservíveis. Nessa fase surgiram muitas peças que deixaram de ser utilizadas no processo produtivo, porém são de elevado valor histórico.

“O Itaipu Rural Show é a maior exposição-feira de difusão tecnológica do agronegócio em Santa Catarina”, explica o coordenador geral do evento Fernando Rohr. Para a 11ª edição, o espaço físico foi ampliado com o arrendamento de 2,5 hectares contíguos destinados às demonstrações agromecânicas. A feira ocupará uma área territorial de 18,5 hectares do Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo oeste da cidade de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina.

O público-alvo é formado por produtores rurais de pequeno e médio porte, técnicos e empresários originários do grande oeste de Santa Catarina, do noroeste do Rio Grande do Sul e do sudoeste do Paraná. São esperadas mais que as 200 excursões registradas na edição 2008, dezenas delas já confirmadas.

O Itaipu Rural Show tem, como patrocinadores, a Nutron Alimentos, Tectron, Creditaipu, Ceraçá e a Prefeitura de Pinhalzinho e, como apoiadores, o Sebrae/SC, Senar/SC, Sescoop/SC e os governos federal e estadual.

Por: Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog