12 de janeiro de 2009

Befana, a Bruxinha Boazinha

A criançada italiana tem três datas importantes durante o ano: Dia de San Nicolò (6 de dezembro), Natal (25 de dezembro) e Befana, a Bruxinha Boazinha, comemorado na úçtima terça-feira, 6 de janeiro. Nestes três dias, os pequenos recebem presentes e doces.

Pela tradição italiana, a "Befana" passa nas casas para deixar uma meia recheada de balas e chocolates para as crianças que se comportaram bem durante o ano. Para aquelas que foram más com os pais e amiguinhos, a Bruxinha coloca na meia somente pedaços de carvão.

A festa da Epifania – vem daí o nome Befana – é muito antiga e está ligada ao dia em que os três reis Magos visitaram o Menino Jesus, recém-nascido, e levaram-lhe presentes.

É na fria noite entre 5 e 6 de janeiro que a Bruxinha, com seus sapatinhos velhos, e sua inseparável vassoura de palha sobrevoa as casas para deixar presentes e guloseimas às crianças. Assim como Papai-Noel, ela também invade as residências descendo pela chaminé. È por isso que nesta época é comum ver nas casas italianas meias grandes e coloridas penduradas nas lareiras.

Os pequenos, em troca, deixam à velhinha um prato com bergamotas ou laranjas e um copo de vinho. Em algumas cidades italianas se faz a chama "queima da velha", é uma tradição que tem como objetivo incendiar coisas passadas e que não se usam mais, e desejar um bom ano, com coisas e esperanças novinhas em folha.

Fonte : Néia Pavei, da Itália para a Rádio Criciúma.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog