15 de janeiro de 2009

Crescimento da cadeia produtiva do leite em SC será mostrado na Mercoláctea 2009

Apesar de notabilizado mundialmente como produtor de carne e de grãos, o oeste de Santa Catarina registra um extraordinário desenvolvimento na produção de leite e caminha para tornar-se pólo nacional desse segmento. Pólo dessa região, o município de Chapecó sediará a segunda edição da Mercoláctea Milk Fair de 24 a 26 de março de 2009, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. A feira será organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Prefeitura Municipal de Chapecó e Agência T12, sendo promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e demais entidades do agronegócio, com apoio do Sebrae e do Senar.

O leite é produzido por 60.000 produtores rurais e está presente em 80% dos estabelecimentos com até 50 hectares em SC. O sucesso ou o fracasso econômico da atividade leiteira reflete-se de imediato no cotidiano de vasta parcela da população catarinense.

A importância socioeconômica do produto foi captada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) de Santa Catarina que, desde 2004, desenvolve o Arranjo Produtivo Local (APL) do Leite e Derivados do Oeste Catarinense, onde pretende investir mais de R$ 1 milhão de reais em três anos.

O diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara, mostra que o leite deixou de ser uma atividade secundária e passou a ser uma das principais geradoras de renda para o produtor catarinense em razão da conjugação de vários fatores que tornaram o Estado o sexto maior produtor nacional. Entre esses fatores situam-se as condições naturais favoráveis, a concentração da produção e a exclusão de produtores de outras cadeias produtivas (como a do fumo), a adoção de sistemas eficientes de produção e profissionalização dos criadores.

O projeto do Sebrae será exibido na Mercoláctea 2009 e tem a parceria da Cooperitaipu, de Pinhalzinho e da Coopercentral Aurora, de Chapecó, e a assessoria técnica e científica da Udesc. O objetivo é melhorar a competitividade e elevar o patamar tecnológico dos empreendimentos rurais produtores de leite, promovendo a sustentabilidade da atividade e habilitação para a participação no mercado internacional.

A expo-feira exibirá máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva, especialmente das indústrias de laticínios, com produtos e serviços para manejo, nutrição, sanidade, qualidade, genética, máquinas, equipamentos, embalagens, etc. A principal clientela visitante/compradora é formada de criadores, técnicos e proprietários de indústrias de processamento.

Para 2009 serão implementadas algumas mudanças, atendendo resultado de consulta aos expositores: o evento será compactado em três dias, de terça-feira à quinta-feira, de acordo com o modelo mundial de feiras técnicas, com duração menor e sem ocupar os dias úteis de início e fim da semana. O setor pecuário será ampliado com maior oferta de material genético e exposição de animais de raças leiteiras, em 2009.

Serão promovidos três eventos paralelos à Mercoláctea Milk Fair 2009: o Showroom da Indústria Láctea, o Seminário do Leite e a Simpósio Interleite.

Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-JP
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala
89801-901 Chapecó (SC)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog