14 de janeiro de 2009

Troque Lixo por Livro

Fazer muito mais pela cultura e pela formação de alunos de escolas públicas e particulares de Blumenau e região é o objetivo do projeto Troque Lixo por Livro, coordenado pelo Instituto Evoluir. Este projeto é a prova de que boa vontade e ideias inovadoras fazem toda a diferença. O lixo reciclável das empresas vira livro para as crianças e o que as crianças levam para a escola vira recurso para melhorias na própria escola.

As empresas que participam do projeto doam o lixo para o Instituto, que seleciona os autores e as obras que serão publicadas. É através desse processo que os livros são editados e impressos. As crianças colaboram levando 1kg de lixo reciclável para as escolas, e trocam o material pelos livros. O montante gerado pelas crianças vira investimentos na própria escola.

Os números do Troque Lixo por Livro, que tem três anos e meio, impressionam: 19,3 mil crianças beneficiadas e 250 mil livros distribuídos – o que representa 250 toneladas a menos de lixo nas ruas ou nos morros. Não é a toa que Cristina Marques, escritora e presidente do Instituto Evoluir, recebeu em 2006 o prêmio nacional de Mulher Empreendedora pelo Sebrae.

Um dos grandes enganos que entrava a disseminação da cultura, segundo Cristina, é a ideia de que crianças só gostam daquilo que é dado. “Se elas precisam realizar alguma tarefa para conquistar as coisas, a valorização é muito maior”, diz a escritora. Por isso, para conquistar os livros, as crianças precisam levar para as escolas 1kg de lixo reciclável.

No próximo ano o Instituto Evoluir lança o Livro Trabalhando com Gêneros Literários, obra especialmente desenvolvida para os professores. “É a segunda vez que editamos um material voltado para os professores, que também trocam por lixo”, conta Cristina. O objetivo é trazer informações sobre literatura que auxiliem nas aulas, já que um aluno pode adorar ou detestar um livro, caso não se identifique com o gênero literário.

Fonte: Noticenter
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. tem um atleta que treino que vive do lixo - somente latinhas /pet / etc...um mundo que deve perder o preconceito e muita gente vai ver o quanto lucrativo pode ser o lixo - os livros - estes sao sagrados e eternos embora acho que em uma decada nao existirao mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz! A idéia do projeto é excelente e um incentivo tanto para a leitura, quanto para a reciclagem. O seu blog é muito bonito e atraente...adorei mesmo!

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É uma ideia muito boa, pois distribui livros e ainda cria a consciência nas crianças da importância de reciclar o lixo.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito boa a idéia. Vou revitalizar a biblioteca de onde trabalho e essa sugestão talvez possa ser seguida.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog