Copas é denominação genérica dada a um grande número de jogos, cuja característica básica é evitar que se ganhe Copas, ou outras cartas, durante a partida.
Segundo alguns especialistas, esses jogos, são provavelmente originários de um jogo que se tornou muito popular na Europa no século XVIII, o Reverse. Neste jogo, o principal objetivo é evitar a tomada da Grande Quinola, o Valete de Copas, ou da Pequena Quinola, a Dama de Copas. Além disso, o jogador não deve ganhar nenhuma vaza ou, então, tem que ganhar todas. O nome Reverse vem exatamente da característica de não ganhar vazas, que é, na realidade, o reverso do objetivo usual na maior parte dos jogos de cartas.
Na segunda metade do século XIX, o Reverse cedeu lugar ao Copas Básico, que, embora seja um jogo muito simples, exige uma boa dose de atenção e raciocínio para ser bem jogado. No século XX, o Copas Básico tornou-se bastante popular, e dele surgiram inúmeras variantes.
O Copas Básico pode ser jogado por um mínimo de três e um máximo de sete jogadores, mas o número ideal é quatro. Usa-se um baralho normal de 52 cartas, e, para que o número de cartas distribuidas seja igual, costumam-se retirar os 2 de ouros, espadas e paus. Quando jogam 3 pessoas, retira-se um 2 de qualquer destes naipes; se forem 4 ou 6 jogadores, não se retira nenhum; quando jogam 7 pessoas, retiram-se essas 3 cartas. O 2 de Copas nunca deve ser retirado. Os valores de cartas são, em ordem decrescente, Ás, Rei, Dama, Valete e do 10 ao 2.
Para iniciar o jogo, o carteador distribui todas as cartas, uma de cada vez e fechadas, no sentido horário. O primeiro jogador à esquerda do carteador, inicia o jogo, descartando uma carta qualquer, os demais jogadores deverão, na sua vez, descartar uma carta do mesmo naipe e caso não a tenham, poderão descartar uma de qualquer naipe. Ao final da rodada, as cartas jogadas na mesa constituem uma vaza, que será ganha pelo jogador que tiver descartado a carta de maior valor do naipe em jogo. A rodada seguinte será iniciada pelo jogador que venceu a vaza anterior e a mão termina quando todas as cartas de Copas tiverem sido descartadas.
Ao final de cada mão, faz-se a contagem dos pontos de cada jogador, atribuindo-se um ponto para cada carta de Copas que ele ganhou. O carteador da próxima mão será o primeiro jogador à esquerda do que foi o carteador anterior. Costuma-se jogar até que um dos participantes faça um número preestabelecido de pontos, 50, por exemplo. O vencedor será o jogador que tiver o menor número de pontos quando a partida terminar, isto é, quando um dos jogadores atingir o número de pontos preestabelecido.
Fonte de pesquisa: Todos os Jogos, Editora Abril, 1978.
Leia também:
Jogos de Cartas: Go bum é um jogo fácil e divertido
Jogos de Cartas: Conheça o Whist
Jogos de Cartas: Cálculo - Conheça as regras da mais difícil das paciências
Jogos de Cartas: Conheça o Tute
Adoro jogar copas aqui em casa, aos sábados nos distraímos muito. Mais só de brincadeira, entre família.
ResponderExcluirAbraços forte
Gosto muito desse jogo, Luiz! Viciante no bom sentido.
ResponderExcluirAbraços