A prática regular do ciclismo é um excelente exercício já que na pedalada os impactos com o solo são amenizados durante o deslocamento.
Além disso, permite movimentos suaves nas articulações dos joelhos, reforça a musculatura das pernas e coxas e cada um pode impor o seu ritmo.
No entanto, apesar das vantagens da prática, o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, adverte que bicicletas mal projetadas e exercícios mal-conduzidos podem causar problemas ortopédicos, como dores nas costas, nos joelhos e nas panturrilhas.
“É comum, por exemplo, os ciclistas apresentarem dores na articulação em razão da sobrecarga nos joelhos provocadas por músculos posteriores das pernas curtos, ergonomia e altura incorreta dos pedais, bancos e guidões”. O tipo de terreno e tempo do exercício também interferem e sem falar no condicionamento físico do praticante.
Reichmann orienta que a posição correta do banco é a intermediária, não muito alto e nem muito baixo. Se ficar muito alto fica difícil passar o momento de força para realizar a tração. Se ficar muito baixo provoca sobrecarga na articulação fêmuro-patelar do joelho que pode provocar tendinites e dor.
A posição correta do guidom na bicicleta de passeio é aquela que permite uma leve inclinação anterior da coluna vertebral e braços em extensão quase completa. Quanto aos pedais, o importante é haver triangulação adequada entre eles, o banco e o guidom. O curso dos pedais não deve ser muito longo.
O médico explica que “dependendo de seu condicionamento físico, o ciclista pode pedalar horas a fio sendo necessário apenas repor líquidos e eletrólitos de tempo em tempo, nunca esquecendo do alongamento prévio e após a prática desportiva”.
Com relação a infância, Joaquim Reichmann destaca que pedalar não causa disfunção nas pernas da criança, tipo valgismo etc, mas, ao contrário, ajuda muito no desenvolvimento do equilíbrio, coordenação e propriocepção, a sensibilidade da articulação.
Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
Muito boa sua postagem, pedalo mesmo e depois de ler, irei corrigir algumas falhas que cometo.
ResponderExcluirAbraços forte
bah sei q meu problema nada haver c bike tudo haver c falta d exercicio rsrsr
ResponderExcluirPostura correta e equipamento ajustado diminuem muito o risco de traumatismos e dores. A altura do banco, em ralação ao pedal é importantíssimo. Um abraço. Drauzio Milagres.
ResponderExcluir